Em Busca da Felicidade (radionovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Em Busca da Felicidade
Formato Radionovela
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Apresentador(es) Aurélio Andrade
Maria Helena
Emissora(s) de rádio Rádio Nacional do Rio de Janeiro
Transmissão 5 de junho de 1941 - 1943

Em Busca da Felicidade foi uma radionovela brasileira transmitida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro em 1941, que atingiu altos índices de audiência.[1] Era um original cubano de Leandro Blanco com adaptação de Gilberto Martins. A iniciativa de colocar a novela no ar partiu da Standard Propaganda, a agência de propaganda do Creme Dental Colgate. A agência também foi responsável pela escolha do horário matinal para a irradiação da novela. Foi a primeira história seriada radiofônica. Durou 2 anos e marcou uma época, expandindo negócios e as oportunidades artísticas brasileiras e que perduram até hoje nas novelas televisadas.[2]

No dia 5 de junho de 1941, Aurélio Andrade anunciou ao microfone da Rádio Nacional:

"Senhoras e Senhores, o famoso Creme Dental Colgate apresenta... o primeiro capítulo da empolgante novela de Leandro Blanco, em adaptação de Gilberto Martins... Em busca da felicidade".[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história era um grande drama de um casal, de classe alta, que tinha uma filha de criação. A menina era fruto de uma relação extraconjugal mantida pelo marido com a empregada, que morava na casa do casal. Em um determinado momento a menina descobre a verdade e decide morar com a mãe. A mulher procura se separar do marido e viaja para os Estados Unidos onde sofre um acidente. A menina se apaixona pelo filho do patrão, mas vê a relação impedida pelo desnível social existente entre os dois. Quando finalmente a menina vai se casar, o rapaz morre em um acidente de carro. E assim ia ocorrendo o drama, fazendo com que toda vez que um dos personagens chegasse perto da possibilidade de ser feliz algo de trágico os atingia, justificando o título: Em Busca da Felicidade.

Elenco[editar | editar código-fonte]

A novela estreou com um cast que contava com poucos veteranos e muitos atores jovens.

  • Rodolfo Mayer - Alfredo Medina, proeminente engenheiro que divide seu coração entre Anita, sua esposa e Carlota, sua amante.
  • Zezé Fonseca - Anita de Mantemar, esposa de Alfredo Medina. Sofre o drama de ter de dividir com Carlota o amor de seu marido.
  • Isis de Oliveira - Alice Medina, filha de Carlota com Alfredo Medina e que foi criada por Anita como filha adotiva.
  • Floriano Faissal - o Dr. Mendonça, médico de grande fama e amigo do casal Alfredo-Anita, e que tudo faz para manter a harmonia entre os dois.
  • Iara Sales - Carlota Morais, vítima de um destino cruel e caprichoso, mãe verdadeira de Alice e caso amoroso de Alfredo Medina.
  • Lourdes Mayer - Constança, esposa de Fonseca e mãe de Carlos. Procura impedir o casamento do filho com Alice.
  • Saint-Clair Lopes - Benjamim Prates de Oliveira, o português que se apaixona por Carlota e com ela se casa, mas sofre de angústias de saber que a mulher ainda ama Alfredo.
  • Luiz Tito - Carlos, filho do patrão da Anita, por quem a jovem se apaixona, mas morre tragicamente em um acidente de carro.
  • Brandão Filho - Mão Leve, o ladrão que rouba uma jóia de Carlota e na prisão acaba se tornando amigo de Benjamim Prates e é por ele protegido.
  • Vítor Costa - diretor, o responsável pela execução do Rádio Teatro Colgate.
  • Maria Helena - a locutora e narradora que relembrava os acontecimentos dos capítulos anteriores da novela, e remarcava os argumentos que justificavam o prestígio dos produtos Colgate.
  • Aurélio Andrade - locução comercial.
  • Edmo do Vale - sonoplastia.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]