Embraco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Embraco
Slogan "Power in. Change on."
Tipo Empresa de capital aberto
Indústria Compressores
Fundação 1974
Sede Brasil Joinville, SC
Empregados 9.600
Página oficial www.embraco.com


A Embraco ou Empresa Brasileira de Compressores é uma empresa brasileira. A principal atividade da Embraco é a produção de compressores para aparelhos de refrigeração.

A Embraco foi fundada em 10 de março de 1971 por três empresas fabricantes de refrigeradores - Consul, Springer e Prosdócimo - com o objetivo de substituir a importação de compressores e está situada na cidade de Joinville no estado de Santa Catarina.

Em 6 de setembro de 1974 foi produzido o primeiro compressor, com tecnologia da empresa dinamarquesa Danfoss. Em 1976 a Embraco associa-se ao grupo Brasmotor e, já em 1977, inicia suas exportações.

Em 1987, a Embraco lança o seu primeiro compressor produzido com tecnologia própria.

Na década de 90 a empresa inicia o processo de globalização. Em 1994, assume o controle da fábrica italiana Aspera. Em 1995, é instituída a Embraco Snowflake Compressor Company Ltda., joint venture na República Popular da China. Em 1999, é inaugurada a Embraco Eslováquia.

Em 2006 a Embraco passa a operar, no Brasil, com a nova razão social Whirlpool S.A., em função da união com a Multibrás S.A. Eletrodomésticos. Atualmente é líder mundial do mercado de compressores herméticos, com um market share em torno de 20%.

A Embraco emprega hoje, diretamente, cerca de 12 mil pessoas em seis países (Brasil, China, Itália, Eslováquia, Estados Unidos e México).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]