Emeth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Emeth é um personagem fictício criado pelo autor irlandês C.S. Lewis para a série de livros As Crônicas de Nárnia aparecendo apenas no livro A Última Batalha. Emeth é um humano natural de Nárnia de origem calormana.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Emeth é um Tarcaã, ou seja, membro da elite da sociedade da Calormânia, descendendo de Harpha Tarcaã. Destaca-se por entrar no País de Aslam apesar de não ser natural do país de Nárnia e sempre ter venerado Tash ao invés de Aslam.

Segundo seu próprio relato, Emeth diz ter se encontrado pessoalmente com Aslam ao ter chegado ali depois de passar pela porta do estábulo desejoso por encontram Tash a quem venerou por toda a vida. Contudo encontrou Aslam ali e sentiu medo por ver que o leão realmente existia e não era invenção. Aslam explicou-lhe que por toda a vida ele tinha jurado fazer o bem em nome de Tash, mas Tash por sua natureza não aceitaria o bem feito em seu nome. Deste modo Emeth teria jurado fazer o bem em nome de Aslam mesmo jurando fazer o bem em nome de Tash, o que o tornaria bem-vindo no País de Aslam.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Há controvérsias sobre este personagem segundo a interpretação cristã dada ao livro. Emeth é visto por alguns como um adorador do demônio que teria sido salvo por Aslam. Outros vêem o caso como uma exposição do entendimento de Lewis sobre a salvação.

Lewis usa o termo emeth como nome deste personagem, para descrever seu caráter como sendo estável. Mesmo mudando seu senhorio, não abriu mão de sua convicção em fazer o bem.

A palavra emeth ("verdade") é ligada a um verbo que significa "ser estável". Dá ênfase à confiabilidade ou credibilidade da verdade. Fidelidade ou permanência são sugeridas como tradução alternativa. Emeth é aquele que não ilude, não "cede", não muda. (Ver T. K. Cheyne na Encyclopedia Biblica, 1914, s.v. "Truth")

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.