Emissividade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

Emissividade de um material, propriedade do material representada pela letra e ou ε, diz respeito a capacidade de emissão de energia por radiação da sua superfície. É a razão entre a energia irradiada por um determinado material e a energia irradiada por um corpo negro (ε=1). Qualquer objeto que não seja um verdadeiro corpo negro tem emissividade menor que 1 e superior a zero.

Se uma superfície está recebendo radiação, ela absorve também com igual coeficiente de emissividade. Segundo esse conceito, podemos ainda chamar essa propriedade de absorvidade. Ou seja, aquele material que irradia energia também absorve radiação com o mesmo comprimento de onda.

A emissividade depende da temperatura e da natureza do corpo. Corpos com ε<1 são denominados corpos cinza (a determinação de sua emissividade não depende do comprimento de onda, ou seja, sua emissividade é considerada constante). A espessura do material também pode ser um fator de análise para essa propriedade. Amostras de materiais com espessura fina terão uma menor taxa de emissividade.

Alguns materiais e suas taxas de emissividade

Atmosfera da Terra[editar | editar código-fonte]

A emissividade da atmosfera da Terra varia de acordo com a cobertura de nuvens e da concentração de gases que absorvem e emitem energia em infravermelho (ou seja, os comprimentos de onda em torno de 8 a 14 micrómetros). Esses são os chamados de gases de efeito estufa, os principais são: o vapor de água, dióxido de carbono, metano e ozônio. Os principais constituintes da atmosfera, N2, O2, e ar, não absorvem ou emitem no infravermelho.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

 ♦ Objetos de alta taxa de emissividade podem sofrer alterações para baixar a taxa. Uma possibilidade seria o revestimento de cores. Cores claras refletem muito, já as escuras absorvem mais luz.

 ♦ O preto polido tem maior taxa de emissividade, na faixa do visível, do que o branco fosco.

 ♦ No sol, uma pessoa vestida com cores escuras absorve mais radiação solar e como consequência sente mais calor, mas na sombra não há significativa influência da cor.

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=553 http://www.contemp.com.br/downloads/pdf/Tabela_de_Emissividades.pdf