Empty Garden (Hey Hey Johnny)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
"Empty Garden (Hey Hey Johnny)"
Single de Elton John
do álbum Jump Up!
Lado B "Take Me Down to the Ocean"
Lançamento 12 de Março de 1982
Formato(s) CD, Download digital
Gravação 1982
Gênero(s) Rock
Duração 4:06 (single)
5:05 (LP)
Gravadora(s) Estados Unidos Canadá Geffen
Reino Unido The Rocket
Composição Elton John, Bernie Taupin
Produção Chris Thomas
Cronologia de singles de Elton John
Último
Último
"Blue Eyes"
(1982)
"Princess"
(1982)
Próximo
Próximo

Empty Garden (Hey Hey Johnny) é uma balada de sucesso do cantor e compositor britânico Elton John, escrita pelo próprio e por Bernie Taupin,[1] constante em seu álbum de 1982, Jump Up!. Alcançou o 13º lugar na parada de singles dos EUA. Ele dedicou a canção em memória do falecido beatle John Lennon, que tinha sido assassinado por um fã obcecado em frente ao seu apartamento em Nova York em 8 de dezembro de 1980. Lennon e John eram bons amigos, tendo realizado um dueto em 1974, Whatever Gets You thru the Night, que a dupla cantou ao vivo em um dos shows de John no mesmo ano, junto com outras duas canções.

Como parte da turnê de Jump Up!, em 1982, Elton John interpretou a canção no Madison Square Garden, na presença de Yoko Ono e Sean Lennon. Em 17 de abril do mesmo ano, John voltaria a apresentar-se ao vivo com esta canção, desta vez no Saturday Night Live, apresentado por Johnny Cash.

O dito "Jardim vazio" referido na canção é o Madison Square Garden, onde cantou em dueto com John Lennon em 1974. John, desde então, tocou a música várias vezes no Madison Square Garden. O vídeo da música para a canção mostra John sentado em um piano com um mock-up na porta do edifício Dakota, onde o assassinato de Lennon ocorreu.

John escreveu e gravou um tributo instrumental antes de Lennon, The Man Who Never Died, e no box do livro que acompanha o "To Be Continued ..." disse que estava preocupado que as canções sobre Lennon não seriam mais do que "desajeitadas" ou "cafonas", até que viu as letras de Bernie para "Empty Garden". ("The Man Who Never Died (Remix)" foi incluída como faixa bônus na reedição remasterizada de "Ice On Fire").

Créditos[editar | editar código-fonte]

  • Elton John - Yamaha piano elétrico , cravo , vocals
  • Richie Zito - guitarras
  • Dee Murray - baixo
  • James Newton-Howard - sintetizadores
  • Jeff Porcaro - bateria

Referências

  1. Composition (em inglês) allmusic. Página visitada em 11 de agosto de 2011.