Empuxo vetorial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde dezembro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.
Animação do movimento de um foguete, controlado por empuxo vetorial, por movimento da tubeita.
Turbina de empuxo vetorial de um Sea Harrier.

O Empuxo vetorial, em inglês Thrust vectoring, muitas vezes abreviado para TVC, de thrust vector control, é a capacidade de um avião ou foguete de manipular a direção do empuxo dos motores para controlar a atitude e velocidade angular do veículo.

Em foguetes e mísseis que ultrapassam o limite da atmosfera, controles aerodinâmicos são ineficazes. Nesses casos portanto, o empuxo vetorial é o principal meio de controle de atitude.

Em aviação, o empuxo vetorial, é usado normalmente para fornecer um empuxo vertical de forma a permitir a um avião, decolagens e pousos totalmente na vertical (VTOL) ou muito curtas (STOL). Posteriormente, notou-se que o uso de empuxo vectorial em aviação de combate permitia a realização de diversas manobras impossíveis para veículos com motores convencionais.

Em literatura referente a mísseis de origem Russa, [referencia 1] o empuxo vectorial é por vezes designado como "direção gasodinâmica" ou "controlo gasodinâmico".

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.