Emund II Eriksson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Emund Eriksson (? - ca. 970), foi um sueco, de historicidade contestada, que reinou em um período conhecido como semi-lendário. De acordo com Adão de Bremen, Emund foi um aliado de Harold Blåtand.

Adão cita Érico, o Vitorioso como o sucessor de Emund, mas não indica qual relação, parentesca ou não, haveria entre eles. Ele pode muito bem ter sido o irmão de Björn III, que as Sagas nórdicas ou Sagas Norueguesas, nomeiam como sendo o pai de Érico, o Vitorioso. Esta teria sido, de acordo com o sistema de co-regência germânica (diarquia) em que dois irmãos foram eleitos reis, e foram, aparentemente, ambos aceites pelos suecos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Érico V-
Rei da Suécia
950-970
Sucedido por
Érico, o Vitorioso
Precedido por
Emund I-
Rei da Suécia
950-970
Sucedido por
Érico, o Vitorioso
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.