Encélado (mitologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Fonte dos Gigantes nos jardins do Palácio de Versailles

Enceladus, ou Encélado, é, na mitologia grega, um dos Gigantes, que são os quatro filhos de Gaia. Foi criado para ser o castigo de Atena. Ele é o menor e mais fraco dos Gigantes, porem o mais inteligente. Ele nasceu para derrotar a deusa da sabedoria Atena. É conhecido como o gigante do fogo. É irmão do mais poderoso gigante da mitologia grega, Tifão. Conhecido como aquele que rosna. Uma das máquinas de guerra construídas para destronar Zeus. Encélado e Tifão lutaram contra Zeus e Atena em uma batalha sangrenta que culminou na queda dos últimos gigantes. Em sua batalha com Atena e Zeus, foi aprisionado no monte Etna juntamente com seu irmão e lá estão presos até hoje lançando sua fúria sobre a Terra.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.