Encontro com Fátima Bernardes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-question.svg
Este artigo ou seção pode conter texto de natureza não enciclopédica. (desde março de 2013)
Justifique o uso dessa marcação e tente resolver essas questões na página de discussão.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Encontro com Fátima Bernardes
Logotipo do programa
Informação geral
Formato Programa de auditório
Gênero Entrevistas, notícias e música
Duração 80 minutos
Criador(es) Guel Arraes
Claudio Manoel
Geneton Moraes Neto
Fátima Bernardes
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Boninho (núcleo)
Mario Marcio Bandarra (geral)
Apresentador(es) Fátima Bernardes
Lair Rennó (eventual)
Ana Furtado (eventual)
Dan Stulbach (eventual)
Elenco Lair Rennó
Marcos Veras
Branco Mello
Gabriela Lian
Aline Prado
Tema de abertura Instrumental
Exibição
Emissora de
televisão original
Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 25 de junho de 2012 — presente

Encontro com Fátima Bernardes é um programa produzido pela Rede Globo e exibido desde 25 de junho de 2012 com a apresentação de Fátima Bernardes, substituindo a TV Globinho.[1] A direção do programa fica por conta de Giuliano Chiaradia, Maurício Arruda, Micael Langer e Paola Pol Balloussier; com direção geral de Mário Marcio Bandarra, e direção de núcleo de Maurício Farias (em março de 2013 Boninho assumiu o cargo). [2] [3] [4] Com a entrada do novo programa apresentado por Fátima Bernardes o programa Bem Estar, que atualmente possui cerca de 45 minutos de duração, passou a ter 40 minutos.[5] O programa primeiramente era apresentado ao vivo de segunda á sexta, após, passou a ter algumas das edições de sexta gravadas.

O programa[editar | editar código-fonte]

O Encontro com Fátima Bernardes estreou no dia 25 de junho após o programa Bem Estar. O programa é um grande encontro ao vivo. Um programa que mistura informação, matérias detalhadas, humor, música e interatividade com o público, em um tom informal que enfoca histórias comuns.

No estúdio, Fátima Bernardes interage com convidados – que podem ser selecionados de acordo com o assunto do dia. O bate-papo no estúdio e entrevistas pré-gravadas nas ruas conduzem o programa. Reportagens, jogos, debates, participação do auditório e de quem está em casa dão a tônica do Encontro.

A apresentadora conta com uma equipe fixa de colaboradores. O jornalista Lair Rennó informa notícias em tempo real, interagindo com os internautas. O comediante Marcos Veras dá o toque de humor aos temas abordados, seja presente no estúdio ou em matérias pré-gravadas nas ruas.

Todas as sextas-feiras, o Encontro com Fátima Bernardes tem a música como tema. Diferentes músicos se apresentam no palco do programa, interagindo com a plateia, os convidados e a apresentadora, e discorrendo sobre o gênero, o estilo, os movimentos ou as tendências musicais enfocadas no dia. O público pode enviar sugestões de temas à produção. Já foram apresentados, entre muitos outros, programas temáticos sobre trilha sonora de novelas, música de festa, ritmos do subúrbio, canções que marcaram relacionamentos, música baiana, associações como música e futebol etc. O músico Branco Mello participa como colunista.

O jornalismo tem espaço importante no programa, com a participação dos âncoras dos telejornais das diferentes praças e dos correspondentes internacionais. No primeiro ano, a repórter Lilia Teles era responsável responsável por matérias especiais sobre os temas do dia e, eventualmente, ia ao palco contar os bastidores do que vira.

As repórteres Gabriela Lian, de São Paulo, e Aline Prado, do Rio de Janeiro, fazem entradas ao vivo mostrando o que é relevante em cada local. As matérias têm característica de documentário. As reportagens são um fator de provocação para boas histórias, que se desenvolvem no estúdio, conduzidas por Fátima Bernardes.

Na semana de estreia, assuntos sérios como o tema adoção foi discutido, risadas no palco foram dadas graças ao bom humor de Marcos Veras e Victor Sarro e grandes celebridades como Ronaldo Fenômeno, Leandro Hassum e Vanessa da Mata marcaram presença no programa.

Os mais diversos temas são abordados no programa, como pontualidade; os conflitos que a beleza pode causar; briga de vizinhos; ciúmes da ex-mulher; amor proibido, etc. Enquetes realizadas no site do programa também ajudam a alimentar as pautas, com questões como: “Quem está com a razão: o pai ou a mãe?” “A mãe ou a filha?” etc. Além disso, especialistas dão dicas sobre variados assuntos: como passar em um concurso, como não cair em uma cilada na hora de fazer um empréstimo, entre outros.

Várias personalidades já foram sabatinadas por Fátima Bernardes no programa. A apresentadora usa a desenvoltura, o carisma e a longa experiência como jornalista para extrair boas conversas da interação com seus convidados, entre os quais se incluem atores, jornalistas, músicos, atletas, escritores entre diversos outros profissionais.

História[editar | editar código-fonte]

A Rede Globo já teve um programa denominado Encontro, mas esta ficou somente por um curto período no ar por volta de três meses, e era exibido no horário vespertino, inicialmente chamado de Encontro às Quatro, sendo um programa feminino apresentado por Paulo Araújo, Yara Sarmento e Léa Bulcão.[6]

Após sua saída do telejornal Jornal Nacional em 5 de dezembro de 2011, Fátima Bernardes anunciou que iria fazer um programa solo e que seria uma realização de um sonho.[7] O programa entrou no lugar da TV Globinho.[8] Inicialmente o nome dado ao programa era Programa da Manhã depois modificado para o título atual.[9] Em 2012, Gabriela Lian foi anunciada como repórter do programa em São Paulo.[10] Em junho do mesmo ano o humorísta Victor Sarro foi anunciado como parte integrante do elenco.[11] Em setembro de 2012 a emissora definiu a saída do diretor Fabrício Mamberti para a entrada de Mário Márcio Bandarra, Fabrício ficará na direção da novela Saramandaia.[12] Em 18 de dezembro de 2012 o humorista Victor Sarro fez sua última participação no programa, e é direcionado para o programa dominical Esquenta.[13]

Em 25 de fevereiro de 2013 a Rede Globo anunciou mudanças na direção do Encontro. J.B. Oliveira, o Boninho, foi definido como diretor-geral, substituindo Maurício Farias, que voltou a prestar serviços à série Tapas & Beijos. J.B. Oliveira é diretor de núcleo de outras atrações da Globo, como Big Brother Brasil, The Voice Brasil, Video Show e Mais Você. Ele terá a missão de, segundo comunicado da emissora, fazer a gestão de conteúdos da manhã da Globo, e também garantir uma interlocução unificada com o jornalismo, mantendo as características artísticas dos programas de Fátima Bernardes e o de Ana Maria Braga.[14]

No dia 29 de abril de 2013 o programa teve o primeiro logotipo modificado do programa.

Em 27 de maio de 2013 o programa teve mais uma nova reformulação com um cenário novo em formato de Palco Italiano.[15]

Do dia 2 a 17 de janeiro de 2014, o Encontro passou a ser apresentado por Lair Rennó, Ana Furtado e Dan Stulbach durante as férias de Fátima Bernardes, que volta no dia 20 de janeiro, no mesmo dia que estreia o novo cenário do programa.

Em destaque para as férias de Fátima Bernardes, o logotipo passou a contar o programa sem ''com Fátima Bernardes'' e aparece definitivamente ''encontro''.

Quadros[editar | editar código-fonte]

Encontro com Fátima Bernardes tem vários quadros, que ajudam a conferir mais variedade ao programa. No Quadro de Ciência, o físico Cristian Annunciato, que trabalha em um projeto para tornar o ensino da ciência mais interessante para as crianças, vai ao palco para fazer experimentos e explicar fenômenos científicos. Entre as experiências mostradas, o cientista já ensinou a usar um extintor para fazer sorvete; utilizou o conceito da inércia para demonstrar uma brincadeira com ovos; usou as noções de atrito e resistência para transformar folhas de jornal em uma cadeira; e mostrou como a voz de uma pessoa pode ser modificada através de uma experiência com os gases hélio e hexafluoreto de enxofre. Todas as experiências realizadas no programa contam com a participação dos convidados especiais do dia.

Em Grande Personagem, pessoas anônimas, descobertas pela equipe de produção do programa, contam no palco suas experiências de vida.

Já em De Volta ao Passado, uma celebridade viaja a algum lugar marcante de sua vida e depois vai ao programa contar como foi reviver a experiência de voltar a esse local.

Em Quem tem Razão? mostra histórias dramatizadas, interpretadas por atores convidados pelo programa e baseadas em situações do cotidiano, problematizam um tema, colocando duas pessoas em lados opostos. O auditório e os internautas, através de votação, decidem quem tem razão na discussão em questão. Os temas são debatidos ao vivo, pela plateia e pelos convidados do dia.

Em Grandes Reportagens, jornalistas da emissora são entrevistados por Fátima Bernardes e homenageados no programa, com a exibição de trechos de reportagens que marcaram tanto suas trajetórias e a vida do país. Tribos é o quadro mostra como vivem diferentes comunidades e grupos sociais em diversas regiões do Brasil. Representantes dessas comunidades vão ao programa falar sobre seus costumes e padrão de vida.

Quadro de Blogs: uma vez por semana, a história de vida de um blogueiro conduz um tema que vem a ser desenvolvido no programa.

Soluções é um quadro quinzenal em que o programa acompanha o problema de uma pessoa e tenta ajudá-la, buscando soluções. Estreou em 16/01/2013.

Audiência[editar | editar código-fonte]

O programa de estreia concedeu a Rede Globo na Grande São Paulo 10 pontos de média e pico de 11,5 no Ibope.[16] Porém, no decorrer da semana sua audiência caiu pela metade. Na terça (26), foram 7,2 pontos; na quarta, 6,3; na quinta, 5,6 pontos de média e na sexta, 5,4.[17]

Em sua segunda semana os índices voltaram a cair, pela primeira vez desde a estreia o programa chegou a terceira colocação no IBOPE perdendo para o SBT que exibe no horário o programa infantil Bom Dia e Companhia e para o Hoje em Dia, da Record.[18] .

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Em uma entrevista em 25 de maio de 2012 para o humorista Marcius Melhem o aposentado Humberto Maços Guimarães, de 70 anos, morreu durante a gravação do programa após um jogo de futebol sofrendo um infarto fulminante.[19] [20] Após o fato o humorista pediu a direção do programa que a gravação não fosse ao ar.[21]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeação Resultado
2012 Prêmio Extra de Televisão Estreia do Ano Encontro com Fátima Bernardes Indicado
2014 Troféu Imprensa[22] Melhor Programa de Entrevistas Indicado
Melhor Apresentadora ou Animadora de TV Fátima Bernardes Venceu

Referências

  1. Thaíse Ramos (11 de junho de 2012). Fátima Bernardes estreia dia 25 seu novo programa Notícias Nacionais. Conta Mais. Página visitada em 12 de junho de 2012.
  2. Encontro com Fátima Bernardes - Ficha Técnica. Memória Globo. Página visitada em 01 de junho de 2014.
  3. UOL (27 de maio de 2013). Com direção de Boninho, cenário do programa "Encontro com Fátima Bernardes" muda; veja. UOL Televisão. Página visitada em 01 de junho de 2014.
  4. Gshow (17 de fevereiro de 2014). Créditos do Encontro. O Programa - Encontro com Fátima Bernardes. Página visitada em 01 de junho de 2014.
  5. Flávio Ricco; José Carlos (5 de junho de 2012). Fátima Bernardes vai diminuir a duração do "Bem Estar". UOL. UOL Entretenimento. Página visitada em 12 de junho de 2012.
  6. Jorge Zahar. MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. [S.l.]: Jorge Zahar Editor, 2003. 940 p. 857110722X
  7. Andrezza Duarte (1 de dezembro de 2011). Fátima Bernardes dá lugar a Patrícia Poeta no Jornal Nacional. Grupo Abril. Nova Cosmopolitan. Página visitada em 28 de fevereiro de 2012.
  8. Programa de Fátima Bernardes vai substituir a “TV Globinho”. iG (5 de dezembro de 2011). Página visitada em 12 de junho de 2012.
  9. "Programa da Manhã", de Fátima Bernardes, pode ganhar novo nome; confira qual. UOL. NaTelinha (31 de maio de 2012). Página visitada em 12 de junho de 2012.
  10. Daniel Castro (30 de maio de 2012). Repórter ‘novata’ desbanca veteranos e faz programa de Fátima. R7.com. Blog Daniel Castro. Página visitada em 12 de junho de 2012.
  11. Keila Jimenez (11 de junho de 2012). Comediante descoberto pela Record é aposta de novo programa de Fátima Bernardes. Grupo Folha. Outro Canal. Página visitada em 12 de junho de 2012.
  12. Flávio Ricco; José Carlos (30 de setembro de 2012). Globo pensou numa mulher para dirigir Fátima Bernardes. UOL. Página visitada em 1 de outubro de 2012.
  13. Villalba, Patrícia (6 de fevereiro de 2013). Humorista faz piada com demissão do ‘Encontro’. Veja. Grupo Abril. Página visitada em 10 de fevereiro de 2013.
  14. Daniel Castro (25 de fevereiro de 2013). Globo escala Boninho para ‘salvar’ programa de Fátima Bernardes. R7.com. Noticias.r7.com.
  15. Oliveira, Fernando (27 de maio de 2013). ‘Encontro com Fátima Bernardes’ abre mão da plateia, estreia novo cenário e muda visual da apresentadora. NaTV. Internet Group. Página visitada em 27 de maio de 2013.
  16. Fátima Bernardes estreia bem e lidera com 10 pontos de audiência. Terra. Ofuxico (25 de junho de 2012). Página visitada em 25 de junho de 2012.
  17. Quinto dia de Fátima Bernardes tem metade da audiência da estreia. Folha de S. Paulo. F5 (29 de junho de 2012). Página visitada em 29 de junho de 2012.
  18. Programa de Fátima Bernardes bate recorde negativo e fica em terceiro lugar. Folha de S. Paulo. F5 (3 de julho de 2012). Página visitada em 3 de julho de 2012.
  19. Convidado de Fátima morre após gravar. Folhapress. Paraná-Online (26 de maio de 2012). Página visitada em 12 de junho de 2012.
  20. Homem morre em gravação do programa de Fátima Bernardes. iG. iG Gente (25 de maio de 2012). Página visitada em 12 de junho de 2012.
  21. Aposentado morre durante gravação para o novo programa de Fátima Bernardes. UOL. NaTelinha (25 de maio de 2012). Página visitada em 12 de junho de 2012.
  22. Veja quem venceu na 56ª edição do "Oscar da TV"; confira a lista. SBT. Página visitada em 28 de abril de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]