Encurtamento de URL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Encurtamento de URL é uma técnica na World Wide Web onde um provedor torna um site disponível com um URL muito curto, em adição ao endereço original. Por exemplo, a página http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=TinyURL&diff=283621022&oldid=283308287 pode ser encurtada para http://tinyurl.com/mmw6lb.

Problemas[editar | editar código-fonte]

O uso de encurtamento de URL pode resultar em alguns inconvenientes. Um desses inconvenientes é a lentidão no carregamento de páginas, já que o acesso dar-se-á por mais um servidor, além de acontecer mais requisições de HTTP e DNS. Outro inconveniente do uso de encurtadores de URL é a capacidade de mascarar o endereço original. Com isso podem ser mascarados URLs que levem a lugares inesperados. Como sites com cenas chocantes (shock sites), golpes de phishing, ataques XSS, sites com malware, sites de difusão de spam ou pegadinhas (como o rickrolling).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.