Mecatrônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Engenharia Mecatrônica)
Robôs industriais numa linha de produção automática.

Mecatrônica é um ramo multidisciplinar da engenharia voltado ao projeto de sistemas eletromecânicos automatizados, controlados por computador. É uma espécie de "futuro das engenharias". Inicialmente, o curso tem disciplinas como: calculo, química inorgânica, mecânica e álgebra básica. Na parte específica, são introduzidas disciplinas que incluem: circuitos elétricos, eletrônica, controle de sistemas e automação industrial.[1][2] Como várias disciplinas do curso envolvem aspectos práticos e experimentais, elas naturalmente incluem aulas em laboratórios específicos.

Devemos também considerar, no exercício da mecatrônica, a importância dos conhecimentos em materiais, suas ligas e propriedades físico-químicas. Tais características são fundamentais e determinarão a vida útil de um equipamento ou dispositivo mecatrônico.[3]

Formação[editar | editar código-fonte]

A formação nesta área, no Brasil, pode ocorrer em nível técnico e superior. Dentro dos cursos técnicos, tem-se o Técnico em mecatrônica e o Técnico em automação industrial. Os cursos de nível superior levam diversas denominações, como: tecnólogo em mecatrônica e engenharia de controle e automação. O Ministério da Educação, diferente de outros países, define o curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação como o que representa oficialmente esta formação; no entanto, pode-se encontrá-la também como Engenharia Mecatrônica. Apesar de ser uma profissão bem remunerada, ela surgiu em meio a protestos, por retirar empregos de operários de fábricas, e aumentar o temor de desemprego entre a população. Contudo, economistas acreditam que os avanços trarão crescimento, e aumento de novos postos de trabalho.

Referências

  1. Rosário, J.M. Princípios de Mecatrônica. São Paulo: Editora Pearson Prentice-Hall, 2005.
  2. Santos, Adriano A.; Silva, José de Sousa. Automação Pneumática - 3ª edição. Porto: Publindustria, 2014
  3. Bolton, W. Mecatronica 4 ª Ed. Sistemas de Control Electrónico. Editora Alfaomega, 2010.

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Zhang, Jianhua. Mechatronics and Automation Engineering. Proceedings of the International Conference on Mechatronics and Automation Engineering (ICMAE2016). Xiamen, China, 2016.
  • OGATA, K. Engenharia de Controle Moderno. 2° Ed. Prentice Hall, Rio de Janeiro, 1989.
  • NISE, Norman S. Engenharia de Sistemas de Controle. 6º Ed. LTC, Rio de Janeiro, 2012.
  • Mechatronics: the Evolution of an Academic Discipline in Engineering Education. MARTIN, Grimheden; MATS, Hanson. In: Mechatronics (Oxford), ISSN 0957-4158, E-ISSN 1873-4006, Vol. 15, no 2, p. 179-192, 2005.

Ver também[editar | editar código-fonte]