Engenheiro Europeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eur Ing logo

Engenheiro Europeu (Eur Ing), é um título profissional atribuído pela Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenheiros (FEANI)[1] , fundada em 1951, com sede em Bruxelas.

Regula a profissão de engenheiro nos países membros da União Europeia, visando a equiparação dos diversos diplomas e formações académicas atribuídas pelas universidades e outras instituições de ensino superior de engenharia a nível europeu, bem como tem ainda em conta a experiência profissional de cada membro.

Condições para a atribuição do título[editar | editar código-fonte]

Para aceder ao título de Eur-Ing é necessário satisfazer cumulativamente os seguintes requisitos:[2]

  • Ter a idade mínima de 35 anos;
  • Ter o domínio de duas línguas estrangeiras, sendo uma delas obrigatoriamente o Inglês;
  • Ter, cumulativamente, formação superior e experiência profissional em engenharia totalizando um mínimo de 7 anos[3] :
Se se tiver um bacharelato ou licenciatura em engenharia de 3 anos, necessita de 4 anos de experiência profissional comprovada no ramo;
Se se tiver uma formação académica superior de 4 anos em engenharia, necessita de 3 anos de experiência profissional mínima comprovada;
Se se tiver uma formação superior de 5 anos (licenciatura ou mestrado), necessitar-se-á de uma experiência profissional mínima de 2 anos comprovada.

Atribuição do título em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal a atribuição do título de Eur-Ing é regulada por um Comité Nacional da FEANI, composto pela Ordem dos Engenheiros e pela Ordem dos Engenheiros Técnicos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Sobre a FEANI, ver [1]
  2. Cf. o Guia da FEANI (em inglês).
  3. Traduzível pela fórmula (Fa+Ep) = 7 anos (mínimo), sendo Fa = formação académica superior e Ep = experiência profissional.