Engenheiro agrícola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Engenheiro Agrícola atua na área de interface entre a agricultura e a engenharia.

As áreas de atuação deste profissional são mecânica agrícola, energização rural, processamento de produtos agropecuários, engenharia de água e solos e construções rurais.

O Engenheiro Agrícola é comumente confundido com o Engenheiro Agrônomo, do qual se distingue pela atuação mais específica em engenharia rural, em razão de uma formação mais orientada às ciências exatas.

Características[editar | editar código-fonte]

O engenheiro agrícola projeta, implanta e administra técnicas e equipamentos necessários à produção agrícola. Planeja métodos de armazenagem e constrói silos, armazéns e estufas. Leva ao campo soluções inovadoras e eficazes para melhorar a produção, sem se descuidar do desenvolvimento sustentado da agricultura. Propõe a adoção de medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo e a poluição de mananciais. Constrói açudes, barragens, sistemas de irrigação e de drenagem. Trabalha no projeto de máquinas e equipamentos agrícolas e se ocupa da mecanização agrícola e da eletrificação rural. Há boas oportunidades nos setores agropecuário e agroindustrial, para trabalhar em pesquisa, geração e desenvolvimento de sistemas de produção e seus componentes tecnológicos. Atua em todas as etapas do agronegócio, do planejamento da produção à comercialização do produto.

Diferença entre engenharia agrícola e Agronomia[editar | editar código-fonte]

Esses cursos preparam profissionais para diferentes tarefas em um mesmo campo de atuação. O engenheiro agrícola assim como o Agronomo terá formação com base em matemática e física, aprofundando-se além da engenharia também em matérias das áreas de biologia, química, zootecnia, engenharia rural, meio ambiente, economia, sociologia, agroindústria, entre outros. A Engenharia Agrícola é voltada para a parte mecânica da agricultura, como planejamento, construcão e manutenção de máquinas. Já o curso de Agronomia ou Engenharia Agronômica se volta para todas as etapas da atividade agropecuária - da engenharia rural ao plantio e da criação de rebanhos à comercialização da produção.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal de engenharia

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portugal
Brasil
Ícone de esboço Este artigo sobre uma profissão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.