Engenheiro de petróleo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Engenheiro de Petróleo)
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Engenharia de petróleo. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Engenharia de petróleo|{{subst:DATA}}}}.

O Engenheiro de Petróleo detém conhecimentos diversos para atuar nas disciplinas que abrangem a Engenharia de Petróleo.

De uma forma geral, o Engenheiro de Petróleo supervisiona e otimiza operações de perfuração e produção em campos de petróleo, que são encontrados em diversas regiões do mundo desde Campos Terrestres até em águas profundas.

O Engenheiro de Petróleo estuda e analisa dados de geologia, geofísica e engenharia para prever a máxima recuperação dos hidrocarbonetos presentes nos reservatórios de hidrocarbonetos, bem como as respectivas taxas de produção em campos de extração de petróleo.

Dentre as carreiras da engenharia de petróleo temos a engenharia de perfuração e completação de poços de petróleo, Engenharia de produção e otimização da produção do petróleo, engenharia de gerenciamento de reservatórios, engenharia de análise de poços e engenharia de sistemas de perfuração e produção de petróleo no mar, desenvolvimento sustentável campos de petróleo, além de toda gestão dessas áreas nas coordenações de projetos.

Campos de trabalhos[editar | editar código-fonte]

O engenheiro de petróleo tem como campo de atividade: petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e petroquímicas. Com competências nas áreas de engenharia, geofísica, mineração e geologia, ele trabalha na descoberta de reservatórios de petróleo e procura maneiras eficientes de realizar perfurações nos reservatórios de petróleo.

Compete a esse profissional desenvolver projetos eficientes que visem à exploração e à produção do reservatório sem riscos e prejuízo ao meio ambiente. Também, cuida do transporte do petróleo e seus derivados, desde o local da exploração até a chegada na refinaria.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]