Enravota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santo Enravota
Енравота
Nascimento início do século IX
Morte c. 833
Veneração por Igreja Ortodoxa (principalmente na Bulgária)
Festa litúrgica 28 de março
Portal dos Santos

Enravota (em búlgaro: Свети Енравота), também chamado de Voin (Воин - "guerreiro") ou Boyan (Боян) era o filho mais velho de Omurtague da Bulgária. Ele foi o primeiro mártir cristão da Bulgária e também o primeiro santo entre os búlgaros.

História[editar | editar código-fonte]

Nascido no início do século IX, Enravota era o irmão mais velho de Malamir, que sucedeu ao pai, Omurtague, no trono búlgaro em 831. Enravota provavelmente perdeu o trono por favorecer o cristianismo, que segundo o temor dos boiardos, enfraqueceria a corte búlgara. Não muito depois da morte de Omurtague, Enravota pediu ao irmão que soltasse um piedoso prisioneiro bizantino que havia sido preso pelo pai e cujos sermões haviam sido responsáveis por sua conversão e batismo.

Quando soube da conversão do irmão, Malamir tentou fazê-lo renunciar à sua nova fé, sem sucesso. Frustrado, Malamir mandou matar o irmão em 833. O cronista do século XI, Teofilacto da Bulgária, alegou ter feito um discurso profético antes de sua morte:

Esta fé, que agora eu morreria por ela, se espalhará e crescerá por todo o território búlgaro, mesmo que queira oprimi-la me matando. Seja como for, o Sinal de Cristo irá se estabelecer e as igrejas de Deus irão ser construídas em toda parte e os padres mais puros irão servir ao Deus puro e oferecerão o "sacrifício da oração e da confissão" à revigorante Trindade. Ídolos e sacerdotes também, e seus ímpios templos, desmoronarão e virarão nada, como se jamais tivessem existido. Além disso, apenas você [Malamir], depois de muitos anos, irá jogar fora sua ímpia alma sem receber nada como recompensa por sua crueldade.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]