Enseada do Príncipe Guilherme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa da enseada do Príncipe Guilherme.

Enseada do Príncipe Guilherme (em inglês: Prince William Sound) é uma enseada no golfo do Alasca, litoral sul do Alasca. Está localizado no lado leste da península Kenai, e seu maior porto é Valdez, no extremo sul do Sistema de Oleodutos Trans-Alasca. Outras povoações nessa enseada, que apresenta muitas ilhas, são Cordova e Whittier, mais as vilas indígenas de Chenega e Tatitlek.

A maior parte das terras em torno da enseada do Príncipe Guilherme faz parte da Floresta Nacional de Chugach, segunda maior floresta nacional dos Estados Unidos. Esse pequeno trecho de mar é cercado pelas escarpadas e glaciais montanhas Chugach. O litoral é muito recortado, como muitas ilhas e fiordes, alguns dos quais apresentando Geleiras de água de marés. As principais ilhas que formam a barreira da enseada são Montague (790,88 km²), Hinchinbrook (445,44 km²), e Hawkins (176,39 km²).

História[editar | editar código-fonte]

James Cook chegou ao local em 1778 e o denominou de Sandwich Sound ("Enseada de Sandwich"), em homenagem a seu patrono, John Montagu, 4.º Conde de Sandwich. Porém, os editores dos mapas de Cook mudaram o nome desse trecho de mar para Prince William Sound em homenagem ao Príncipe Guilherme, que seria mais tarde Guilherme IV do Reino Unido.[1]

Em 1964, um tsunami, decorrente do grande terremoto ocorrido naquele ano matou um grande número de chugaches na vila litorânea de Chenega e destruiu a cidade de Valdez.

Em 1989, o petroleiro Exxon Valdez encalhou em no recife de Bligh ao zarpar de Valdez, causando um enorme derramamento de petróleo, que provocou enormes danos ao meio ambiente, incluindo a morte de 250 000 pássaros marinhos, 2800 lontras marinhas, 250 águias, 22 orcas, e bilhões de ovos de salmão.[2]

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Explorations: Bering and Cook, Alaska.net
  2. "1989: Exxon Valdez creates oil slick disaster", BBC. Página visitada em 3-12-2007.

60° 35′ N 147° 01′ W