Entalpia padrão de formação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O calor de formação , ou entalpia padrão de formaçãofH0) de um composto químico é a variação da entalpia da reação de formação deste composto a partir de suas espécies elementares que o compõem, ou seja, é a energia liberada ou absorvida pela reação de formação de compostos. A reação de formação de composto consiste na formação do composto em questão a partir dos seus elementos na sua forma mais estável em condições PTN (no Brasil CNTP).

A unidade da variação de entalpia no SI é kJ/mol.

Quando a entalpia de formação é omitida na equação química da reação, significa que foi medida na temperatura de 298 K e pressão de 1 atm.

A formula de como calcular o Entalpia de Formação:ΔH= Hprodutos - HReagentes.

Exemplo: A entalpia de formação da água, formada por hidrogênio e oxigênio, é equivalente a entalpia da reação de hidrogênio diatômico com oxigênio diatômico, ambos gasosos:

H2 (g) + ½ O2 (g) ⇒ H2O(l) ΔfH0 = - 285,5 kJ/mol
significa que a formação de 1 mol de água (6,02. 1023 moléculas = 18 gramas), pela ligação de 1/2 mol de oxigênio (3,01. 1023 moléculas = 8 gramas), com 1 mol de hidrogênio (6,02. 1023 moléculas = 2 gramas), no estado líquido, à temperatura de 298 K e 1 atm libera 285,5 kJ/mol de energia calorífica.

A entalpia de formação das espécies químicas elementares, nas mesmas condições, é arbitrada como sendo zero. Exemplos:

Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.