Entreposto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Também conhecido como hub, um entreposto pode ser um estabelecimento, complexo ou cidade situado geograficamente na rota estratégica entre dois ou mais polos de interesse económico: geralmente, entre o polo produtor e o polo consumidor.

Gibraltar servindo de "portão" do Mar Mediterrâneo, passagem obrigatória para qualquer embarcação do Atlântico em direcção ao sul da Europa, oeste da Ásia e norte da África e vice-versa

Entrepostos podem ser de diversas ordens. Por exemplo:

Podem estar situados ainda em locais não tão estratégicos no sentido geográfico, porém que gozam de boa infraestrutura para uma determinada finalidade e praticável com relação a uma rota. Esses locais aproveitam-se de sua localização e/ou infraestrutura, principalmente para a prática do comércio, tanto de mantimentos e combustíveis a viajantes como de reexportação de produtos de zonas mais distantes. Entrepostos costumam ser locais com um sector terciário altamente especializado e um sector turístico apreciável, com orçamentos governamentais acima do compatível em relação a sua capacidade produtiva própria.