Enxaguante bucal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Odontologia
Enxaguante bucal da marca Colgate Plax.

Antisséptico bucal, elixir bucal, colutório, enxaguatório ou ainda enxague bucal são líquidos utilizados para realizar a higiene da cavidade oral.

O seu uso diário pode evitar diversos problemas, como cáries, formação de placa bacteriana, mau hálito e gengivite, entre outros. Alguns produtos usam doses extras de flúor e/ou contêm agentes branqueadores dos dentes em sua composição. Há produtos que contêm álcool e outros que não. O uso prolongado dos antissépticos bucais que possuem álcool em sua fórmula podem agredir a mucosa, causando uma descamação, afeta também as papilas linguais, interferindo assim na função gustativa e pode também interferir na coloração do elemento dental.

A cavidade bucal é um ambiente ideal para o crescimento de microrganismos, tendo sido identificadas em torno de 500 espécies bacterianas, com características morfológicas e bioquímicas distintas. Em termos quantitativos, é estimado que mL de saliva tem uma contagem bacteriana na faixa de 108 a 10 9 microrganismos, enquanto a placa dental na gengiva cervical pode conter uma população bacteriana de aproximadamente 100 bilhões de microrganismos1 .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Moennig JE, Nelson CL, Kohler RB. The microbiology and chemotherapy of odontogenic infections. J Oral Maxillofac Surg 1989; 47: 976-985
Ícone de esboço Este artigo sobre Odontologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.