Epanet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
EPANET
Interface do EPANET.
Desenvolvedor Lewis Rossman
Lançamento janeiro de 2003
Versão estável 2.00.12 (5 de março de 2008; há 337 semanas)
Escrito em C (toolkit), Object Pascal (GUI)
Sistema operacional Multi-plataforma (toolkit), Windows (GUI)
Gênero(s) Biblioteca de modelagem computacional
Licença Domínio público
Página oficial EPANET (Inglês)

EPANET é um programa de computador licenciado como domínio público para simulação de sistemas de distribuição de água. O software contém dois módulos integrados, que calculam a solução para o sistema hidráulico de redes pressurizadas e permitem rastrear constituintes reativos e não reativos dentro do sistema. A primeira versão do programa surgiu em 1993.

EPANET2 é a versão atual do programa, disponível tanto como um software completo quanto como um kit de ferramentas para desenvolvedores de código aberto (em C) e domínio público. A disponibilidade do toolkit fez com que o sistema se tornasse o núcleo de diversos softwares comerciais, com recursos não presentes na versão original e frequentemente focados na tecnologia GIS. O formato de entrada do EPANET, um arquivo de texto separado por tabulações de formato ".inp", representa a topografia, consumo, controles e outros aspectos de uma rede de distribuição de água. Sua adoção por diversos outros softwares gratuitos ou comerciais tem tornado o formato um padrão de industria.

O EPANET foi desenvolvido pela Agência Norte-Americana de Proteção Ambiental (EPA - Environment Protection Agency).

Traduções para português[editar | editar código-fonte]

O EPANET possui versões em português, criadas e disponibilizadas gratuitamente por universidades brasileiras e portuguesas em código fechado.

A versão em português de Portugal, desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, é uma tradução da versão 2.00.09, enquanto a brasileira, desenvolvida pelo Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento da UFPB (LENHS UFPB) corresponde à versão 2.00.12, mais atual disponibilizada pela EPA.

Extensões[editar | editar código-fonte]

LENHSNET é um módulo de programação, acoplado à versão brasileira do EPANET, que permite o dimensionamento hidráulico de uma rede de abastecimento de água, considerando o menor custo de investimento.

O WaterNetGen é uma extensão em inglês do EPANET para gerar modelos sintéticos, dimensionar condutas, avaliar desempenho e efectuar simulações dirigidas por pressão demanda e pressão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.