GNOME Web

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Epiphany (navegador))
Web
Web 3.20 mostrando a página principal da Wikipédia.
Web 3.20 mostrando a página principal da Wikipédia
Desenvolvedor GNOME Foundation
Versão estável 45.1 (6 de novembro de 2023; há 5 meses)
Versão em teste 45.beta (28 de julho de 2023; há 8 meses)
Sistema operacional Qualquer sistema compatível com Unix
Gênero(s) Navegador WWW
Licença GNU General Public License
Página oficial [1]

Web (alternativamente chamado de Epiphany) é o navegador livre do projeto GNOME.

O browser é descendente do Galeon. O renderizador/motor de layout do programa é o WebKit, o mesmo do navegador Safari. Sua licença é GPL; e funciona em sistemas operacionais semelhantes ao Unix, como o Linux.

Utiliza a toolkit GTK nativa do GNOME e apresenta recursos como navegação por abas, gerenciamento de cookies, bloqueador de pop-ups e um sistema de extensões, que possibilita acrescentar novas funcionalidades ao programa.

Entre as diferenças para os outros navegadores, o Epiphany apresenta um sistema de favoritos/marcadores baseados em categorias, ao invés das pastas nos outros programas. Assim, cada favorito/marcador (como o Mozilla) pode estar presente em várias categorias (como "Navegadores", "Software livre" e "Internet").

Categorias especiais podem apresentar páginas visitadas com frequência e marcadores sem classificação. Esse recurso é similar ao Places, planejado inicialmente para a versão 2.0 do Firefox (implementado após a versão 3.0), que integra os marcadores e o histórico em um banco de dados SQLite.

O Epiphany é um fork do Galeon, feito por Marco Pesenti Gritti (também fundador do Galeon) com o objetivo de criar um navegador web fácil de usar e compatível com o guia de interface humana do GNOME.[1] Assim, o Epiphany não possui configurações de tema próprios, utilizando as configurações especificadas no Centro de Controle GNOME.[2]

Em suas primeiras versões, era utilizado o renderizador Gecko; e a partir da 2.19, os desenvolvedores adotaram o WebKit exclusivamente.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons


Referências

  1. «GaleonHistory < Main < Galeon». galeon.sourceforge.net. Consultado em 4 de maio de 2022 
  2. Epiphany/ProjectFAQ (3 de fevereiro de 2008) Epiphany/ProjectFAQ Arquivado em 6 de janeiro de 2012, no Wayback Machine. "GNOME Live!" (em inglês). Acessado em 4 de maio de 2022.
  3. «Epiphany » Blog Archive » The Future of Epiphany». Consultado em 4 de maio de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.