Equilíbrio de solubilidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conceitos em
Equilíbrio químico
Constante de acidez
Solução tampão
Constante de dissociação
Estabilidade química
Coeficiente de partição
Constante de equilíbrio
Extração líquido-líquido
Diagrama de fases
Regras das fases de Gibb
Coeficiente de reação
Equilíbrio de solubilidade
Solubilidade molar
Constante de estabilidade
Constante de estabilidade para complexos
Equilíbrio termodinâmico
Estágio de equilíbrio
Equilíbrio vapor-líquido
edit

Equilíbrio de solubilidade é um tipo de equilíbrio dinâmico. Existe quando um composto químico no estado sólido está em equilíbrio químico com uma solução desse composto. O sólido pode dissolver-se inalterado, por dissociação ou com reação química com outro constituinte do solvente, como um ácido ou um álcali.

Cada tipo de equilíbrio é caracterizado por uma constante de equilíbrio dependente da temperatura. Os equilíbrios de solubilidade são importantes cenários farmacêuticos, ambientais, entre outros. O equilíbrio de solubilidade é um exemplo de equilíbrio heterogêneo, que está relacionado com a dissolução e precipitação de substâncias pouco solúveis.

Considerando uma solução saturada de cloreto de prata, AgCl. Se continuarmos a adicionar AgCl a uma solução saturada, verificamos que há formação de precipitado, e passamos a ter uma solução heterogênea com uma fase líquida e uma fase sólida. Nestas condições, ocorre um equilíbrio entre estas duas fases, designado por equilíbrio em soluções saturadas de sais, e que, neste caso, pode ser representado por:

  • AgCl (s)  AgCl (aq)

O momento em que a velocidade de dissolução iguala-se à velocidade de precipitação, corresponde ao instante em que se estabelece o equilíbrio de solubilidade do sal em estudo.

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.