Equivalente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

.

Equivalente (Eq ou eq) é uma medida de quantidade de matéria, sendo definida como a massa, em gramas, de uma substância que pode reagir com 6,022 x 1023 eletrons.

6,022 x 1023 é o número de Avogadro, que é o número de partículas de um mol. Assim, o equivalente é a massa, em gramas, de uma dada substância que pode reagir com um mol de elétrons.

Equivalente é uma unidade utilizada em química e nas ciências biológicas. Traduz a tendência de uma substância a combinar-se com outras substâncias. É geralmente usada para determinar a normalidade.

Em outra definição, menos precisa, equivalente é o número de gramas de substância que pode reagir com um grama de hidrogénio atómico.

Os equivalentes são expressos em número de equivalente grama (nEqg). Para cada tipo de substância, existe uma forma de se calculá-lo:

  • ÁCIDOS→ Número de Hidrogénios Ionizáveis (H+ ligado a O)

Ex.:H2(SO4) = 2 Hidrogénios Ionizáveis- 2 Eqg

  • BASES→ Número de grupos "hidroxi" (OH-)

Ex.:Al(OH)3 = 3 Eqg

  • SAIS→ Módulo da carga do catião ou do anião

Ex.:NaCl = Na 1+ Cl 1- = 1 Eqg

Outra definição, ainda mais imprecisa, descreve o equivalente como o número de gramas da substância que irá reagir com um grama de hidrogénio puro - o que é verdade, já que um grama de hidrogénio equivale a aproximadamente um mol, e o hidrogénio puro tem um electrão livre; assim, um grama de hidrogénio equivale aos electrões).

Desse modo, o peso equivalente de uma dada substância é efectivamente igual à quantidade de substância em mols, dividido pela valência da substância.

Na prática, o peso equivalente tem muito pouca importância e, sendo assim, ele é frequentemente descrito em miliequivalente (mEq ou meq), sendo que o prefixo mili denota que a quantidade é dividida por 1000.

Com muita frequência, a medida é usada em termos de miliequivalência do soluto por litro de solvente (mEq/L). Isto é especialmente comum para a medida de compostos em fluidos biológicos. Por exemplo, o nível saudável de potássio no sangue humano é definido entre 3.5 e 5.0 mEq/L.

Equivalentes têm vantagem sobre outras medidas de concentração (como o mol) na análise quantitativa das reações. O melhor de se usar equivalentes é que não há necessidade de estudar-se muito sobre a natureza da reação. Por exemplo, não é necessário analisar e balancear as equações químicas. Os equivalentes dos reagentes reagem em número igual aos equivalentes dos produtos.

No caso de reações químicas trabalhosas, são usados equivalentes (ou miliequivalentes).