Onagro persa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Equus hemionus onager)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaOnagro Persa

Estado de conservação
Quase ameaçada
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Género: Equus
Espécie: Equus hemionus
Subespécie: E. hemionus onager
Nome trinomial
Equus hemionus onager
 Nota: Se procura pela antiga arma lançadora de projéteis, veja onagro (arma).

O onagro (Equus hemionus onager) (do grego antigo óναγρος: asno selvagem), chamado às vezes de asno selvagem asiático, é uma subespécie de jumento selvagem da família dos equídeos, nativa dos desertos da Síria, Irã, Paquistão, Índia, Israel, e Tibete. Sua distribuição geográfica atual está significantemente reduzida, em função da caça predatória e da degradação das áreas que compunham seu habitat natural.

Os onagros são uma subespécie dos hemíonos.

Os onagros são um pouco maiores que os asnos, mas algo mais semelhantes aos cavalos, apesar de terem pernas mais curtas do que estes últimos. A coloração de sua pelagem varia de acordo com a estação, desde o marrom-avermelhado no verão até o marrom-amarelado no inverno. Apresentam ainda uma faixa preta de bordas brancas que se estende longitudinalmente a partir das orelhas até o seu dorso.

Os onagros, como as zebras são notoriamente indomáveis, embora aparentemente tenham sido usados como animais de tração na antiga Mesopotâmia.

Ícone de esboço Este artigo sobre perissodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.