Era de Ouro da Ficção Científica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Era de Ouro da Ficção científica
Revista Planet Stories n. 1, 1939, Fiction House
Localização  Estados Unidos
Data 1938 - 1946

A Era de Ouro da Ficção Científica (Golden Age of Science Fiction em inglês), freqüentemente reconhecida como um período que vai de fins dos anos 1930[1] ou início dos anos 1940, foi uma época durante a qual o gênero ficção científica ganhou a ampla atenção pública e onde muitas histórias clássicas foram publicadas. Na história da ficção científica, a Era de Ouro sucede a "era pulp" dos anos 1920 e 1930 e precede a "ficção New Wave" dos anos 1960 e 1970. De acordo com o historiador Adam Roberts, "a expressão Era de Ouro valoriza um tipo particular de escrita: FC hard, narrativas lineares, heróis resolvendo problemas ou antecipando ameaças num estilo de space opera ou de aventura tecnológica."[2]

A frase "A era de ouro da ficção científica é doze" (The golden age of science fiction is twelve), do fã Peter Graham,[3] menciona o fato de que muitos leitores usam o termo "golden age" para descrever a época em que se apaixonaram pelo gênero, muito frequentemente na adolescência.

De Gernsback a Campbell[editar | editar código-fonte]

Hugo Gernsback iniciou a moderna ficção científica ao lançar, em 1926, a primeira revista dedicada exclusivamente ao gênero: a Amazing Stories.

Uma influência primordial na criação da "Era de Ouro" foi o editor John W. Campbell, que tornou-se lendário no gênero como editor de inúmeras revistas, incluindo a Astounding Science Fiction.

Autores da Golden Age[editar | editar código-fonte]

A partir do principio da década de 1930, surgiu um grande número de de autores de ficção científica, entre os quais:


Referências

  1. A ciência por trás da ficção. Revista Galileu Edição 144 (Julho de 2003).
  2. ROBERTS, Adam. The History of Science Fiction. Palgrave MacMillan, 2006. ISBN 0333970225. P.195
  3. David G. Hartwell (outubro 1996). Age of Wonders Chapter One: The Golden Age of Science Fiction is Twelve. Google Books.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ficção científica e fantasia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.