Erasmus Darwin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Erasmus Darwin, por Joseph Wright of Derby (1792).
Erasmus Darwin

Erasmus Darwin (12 de Dezembro de 173118 de Abril de 1802) foi um médico inglês que escreveu, para além de poesia, uma extensa obra de carácter científico sobre temas de medicina e botânica. Viveu em Lichfield e em Derby, Inglaterra. Foi um dos fundadores da Sociedade Lunar (Lunar Society). Era membro da família Darwin — Wedgwood, sendo o avô paterno de Charles Darwin e avô materno de Francis Galton.

Foi educado na Grammar School de Chesterfield e depois no St John's College (Cambridge).1

Além de exercer a medicina, também possuía um espírito inventivo, tendo desenvolvido uma carruagem estável o suficiente para realizar curvas em altas velocidades e um moinho de vento horizontal para pulverizar pigmentos nas instalações da fábrica da família Wedgwood. Sua obra de destaque, Zoonomia, de 1792, abordava aspectos acerca da evolução - a transmutação das espécies - tendo antecipado os mecanismos de seleção, sendo grandemente admirada mais tarde por seus netos, Charles Darwin e Francis Galton.

Referências

  1. Darwin, Erasmus" in J. Venn e J. A. Venn, Alumni Cantabrigienses. 10 vols. (Cambridge: Cambridge University Press, 1922–1958) ACAD - A Cambridge Alumni Database

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • DESMOND, A. & MOORE, J., 1994. Darwin - The life of a tormented evolucionist. W.W. Norton & Company, New York.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.