Eric Gales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Eric Gales
2011
Nascimento 29 de outubro de 1974 (39 anos)
Memphis, Tennessee

Eric Gales (29 de outubro de 1974, Memphis, Tennessee) é um guitarrista afro-americano, nascido em Memphis, Tennessee.

Dotado de técnica e feelin' apurado, dentre suas principais influências está seu irmão Manuel Gales (Little Jimmy King), com quem tocou em 1995 no disco Left Hand Brand, de autoria do Gales Brothers, aonde figuravam, além do próprio Eric Gales, seus irmãos Manuel, Daniel e Eugene Gales.

Além de seu irmão Little Jimmy King, Eric Gales também recebeu forte inspiração do Jimi Hendrix, Cream, Stevie Ray Vaughan, Albert King, Led Zeppelin e ZZ Top.

História[editar | editar código-fonte]

Começou a tocar guitarra aos 4 anos com seu irmão mais velho Eugene. Aos 11 anos ganhou concursos regionais de blues amador, sendo imediatamente comparado a Jimi Hendrix. Apesar de destro, foi influenciado pelo avô Dempsey Garrett a tocar com a mão esquerda, com a guitarra invertida e sem mexer na posição das cordas. Não bastasse isso, ainda tinha uma Fender Stratocaster e sua música era fortemente influenciada pelo Hendrix.

Ao lado do irmão Eugene (baixo e vocal) e de Hubert Crawford Jr. (bateria), lançou em 21 de maio de 1991 o primeiro disco da chamada Eric Gales Band, com o hit Sign of the Storm ganhando as rádios e a MTV.

Nesta época também ganhou uma votação dos leitores da ''Guitar World Magazine'' como “o melhor novo talento”, enquanto a Spin Magazine aclamava sua música como “coisas de lenda”. Os fãs de Eric Gales incluem Carlos Santana, Mick Jagger, Keith Richards, B. B. King e Eric Clapton.

O segundo disco, Picture of a Thousand Faces, considerado um de seus melhores trabalhos, foi lançado em 30 de julho de 1993, mas não teve grande repercussão nos EUA devido ao sucesso do movimento grunge que se iniciava. Sem o impacto inicial, a banda acabou ficando restrita apenas aos amantes da boa música.

O fim Eric Gales Band culminou com o lançamento do projeto The Gales Brothers, que gravou o álbum Left Hand Band, lançado em 26 de março de 1995.

O primeiro álbum solo surgiu somente após dez anos de carreira. Em 24 de abril de 2001 foi lançado That's What I Am. Mais do que promover o disco, Eric Gales esteve no Brasil em julho para homenagear Little Jimmy King, o qual, vítima de infarto fulminante, faleceu em 19 de julho de 2002, um mês depois de ter se apresentado no país.

Após um longo jejum, nos anos de 2006 e 2007 Eric Gales lançou, respectivamente, os discos Crystal Vision e The Psychedelic Underground, voltando a tocar no Brasil em julho de 2006 nas cidades de Buzios, Santos e São Paulo.

Discografia[editar | editar código-fonte]