Eric Holder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eric Himpton Holder, Jr.
Eric Himpton Holder, Jr.
Procurador-geral dos Estados Unidos Estados Unidos
Período 3 de fevereiro de 2009 - 27 de abril de 2015
Antecessor(a) Michael Mukasey
Sucessor(a) Loretta Lynch
Vida
Nascimento 21 de janeiro de 1951 (64 anos)
Queens, Nova Iorque (NY)
Dados pessoais
Alma mater Universidade Columbia
Cônjuge Sharon Malone
Partido Democrata

}} Eric Himpton Holder, Jr. (21 de janeiro de 1951) é um jurista americano. Ele foi o 82º procurador-geral dos Estados Unidos, e o primeiro afro-americano a ocupar o cargo.[1] Foi nomeado por Barack Obama.

Holder nasceu no bairro de Queens, em Nova Iorque, numa família de ascendência barbadiana. Ele estudou em escolas públicas até os dez anos de idade, e foi escolhido para um programa de apoio a crianças com grande inteligência ao entrar na quarta série.[2] Ele completou o bacharelado em História Americana na Universidade de Colúmbia, e obteve um doutorado na área jurídica na Faculdade de Direito de Columbia.

Holder trabalhou na campanha de Barack Obama, e foi escolhido pelo presidente-eleito para o cargo de procurador-geral. Sob sua chefia, o Departamento de Justiça combateu as práticas de interrogatório adotadas no governo de George W. Bush que, segundo Holder, constituem tortura, como o afogamento simulado.[3] Eric Holder também se pronunciou favoravelmente ao fechamento da base de Guantánamo[4] [5] e trabalhou para que suspeitos de terrorismo detidos por soldados americanos no exterior sejam julgados por cortes penais comuns, em lugar de tribunais militares.

Em setembro de 2014 ele anunciou que iria renunciar ao posto de procurador-geral. Ele foi sucedido por Loretta Lynch, de Nova Iorque.[6]

Referências

  1. Johnson, Carrie (Tuesday, February 3, 2009). Holder Confirmed As the First Black Attorney General: Nominee Overcame Objections in GOP Page A02 pp. The Washington Post. Visitado em 2009-07-03.
  2. Longstreth, Andrew (June 2008). Making History With Obama (Cover Story) Making History The American Lawyer. Visitado em November 18, 2008.
  3. Holder: "Waterboarding is torture"
  4. Tapper, Jake. "Holder v Bush on War on Terror Tactics" (Blog), Political Punch, ABC News, November 18, 2008. Página visitada em November 23, 2008.
  5. CFR Profile of Eric Holder
  6. "Loretta Lynch survives deeply partisan vote, wins confirmation as attorney general". Página acessada em 24 de abril de 2015.