Eric Rzepecki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eric Rzepecki
Nome completo Stanisław Rzepecki
Nascimento 20 de janeiro de 1913
Poznan, Polônia
Morte 27 de março de 1993 (80 anos)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Nacionalidade polonês
brasileiro
Ocupação maquiador

Eric Rzepecki, nascido Stanisław Rzepecki (Poznan, 20 de janeiro de 1913Rio de Janeiro, 27 de março de 1993) foi um maquiador polaco radicado no Brasil[1].

Cursou Filosofia até o segundo ano e frequentou escola de cadetes. Foi voluntário durante a Segunda Guerra Mundial, depois de capturado foi levado à Rússia e trocado por prisioneiros alemães. Na Alemanha ficou preso por mais de três anos nos campos de concentração.

Fase inglesa[editar | editar código-fonte]

Em julho de 1943 conseguiu fugir e, depois de passar por vários países, acabou chegando à Inglaterra onde entrou em contato com o cinema e iniciou seu aprendizado em maquiagem para cinema com os profissionais ingleses, tendo como mentores: Len Gard e George Blakner. Ainda na Inglaterra, chegou a maquiar estrelas como Lilli Palmer, James Mason, Stewart Granger e Vivian Leigh. Isso, além de ter trabalhado para diretores como Bernard Shaw - tendo atuado como 13º assistente de maquiagem no filme em tecnicolor Antônio e Cleópatra.

Foi na Inglaterra que Eric conheceu o diplomata e ativista cultural Pascoal Carlos Magno, então embaixador do Brasil em Londres, que o trouxe para o Brasil em dezembro de 1946.

Fase brasileira[editar | editar código-fonte]

No dia seguinte à sua chegada, ele já assinava contrato com o Estúdio Cinema Cinédia. Daí em diante, passou pelos grandes estúdios de cinema brasileiros: Atlântida Cinematográfica, Companhia Cinematográfica Vera Cruz, Herbert Richers. Do cinema, ele foi para a TV, tendo trabalhado na TV Rio, TV Excelsior, TV Tupi e TV Globo onde foi apresentado por Dercy Gonçalves e ficou por quase 30 anos como chefe de maquiagem coordenando e ensinando dezenas de profissionais. Prova disso é o título de "Cidadão Carioca" recebido em 1972 pelos serviços prestados à comunidade artística da cidade.

Conhecido como maquiador das estrelas, ele foi responsável pela maquiagem da maioria das produções globais no período. Passaram por suas mãos habilidosas todos os grandes atores e atrizes brasileiros daquele período: Glória Menezes, Tarcísio Meira, Dina Sfat, Regina Duarte, Yoná Magalhães, Sônia Braga, Elizabeth Savalla, Vera Fischer, Ney Latorraca, Fernanda Montenegro, Tônia Carrero. Com 40 anos de carreira e uma ampla bagagem de experiência e vivência profissional, Eric realizou em 1983 um dos seus maiores sonhos - lançar uma griffe de cosméticos que levasse a sua assinatura e os seus conhecimentos na arte de maquiar, a exemplo do grande maquiador de Hollywood seu contemporâneo, Max Factor.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]