Eric Saade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Música.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Eric Saade
http://www.sydsvenskan.se/ScaledImages/644x429/Images2/2013/8/28/ericsaade.jpg?h=22545ea534a375a172d82d12bd93ca7e&fill=False&cut=False&ql=Undefined
Informação geral
Nome completo Eric Khaled Saade
Nascimento 29 de outubro de 1990 (24 anos)
Origem Kattarp, Helsingborg
País  Suécia
Gênero(s) Pop, Dance, Dance-pop, Electro-pop
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 2007 - atualmente
Gravadora(s) Roxy Recordings
Afiliação(ões) What's Up!, J-Son e Dev
Influência(s) Justin Timberlake e Michael Jackson
Página oficial Official Website

Eric Khaled Saade (mais conhecido por Eric Saade) é um cantor e apresentador sueco, nascido a 29 de outubro de 1990, na vila de Kattarp, Helsingborg, Suécia. Filho de mãe sueca e pai líbanês, a música foi desde cedo a sua paixão. Começou a sua carreira em 2007, como membro da boysband 'What's Up', que acabaria por abandonar em 2009 para começar a sua carreira a solo.

Em 2011 representou o seu país no Festival Eurovisão da Canção, tendo sido inclusive um dos favoritos à vitória, contundo, acabou na 3ª posição desse mesmo concurso. Atualmente é um dos cantores mais requisitados da Suécia e conta com inúmeros fãs espalhados a nível mundial.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Aos 15 anos participou no “Joker” (actualmente Popkorn), um concurso televisivo de talentos, donde saiu vencedor. Conseguiu ainda o seu primeiro contracto com uma discográfica onde gravou um CD; mas o seu sucesso só viria a ser alcançado aos 17 anos depois de ter formado uma boyband chamada “What’s Up” com mais três rapazes. Eric e os “What’s Up” dobraram e gravaram a banda sonora do filme “Camp Rock” para sueco, em que Eric fazia a voz de Shane Gray, papel interpretado por Joe Jonas. A 26 de Fevereiro de 2009, Eric anunciou a saída da banda para iniciar a sua carreira a solo. Eric foi anfitrião do “Disney Channel”, onde chegou a entrevistar Zac Efron e Vanessa Hudgens na sua visita à Suécia. Foi cara da campanha “Friends for change”, também na Disney Channel Escandinávia. Foi também anfitrião no “My Camp Rock” no Outono de 2009. A 24 de Agosto de 2009 assinou um contrato com a editora discográfica Roxy Recordigs com a qual lançou o seu 1º single, Sleepless, que conta também com um videoclipe.


Eric Saade no Melodifestivalen 2010 com a música "Manboy".

A Fevereiro de 2010 participou pela 1ª vez no Melodifestivalen (programa sueco que seleciona a voz para a Eurovisão) com a música “Manboy”, com a qual terminou na 3ª posição. Como não ganhou, apresentou os votos da Suécia na Eurovisão. Em Maio desse mesmo ano lançou o seu 1º álbum a solo, intitulado de “Masquerade” que ficou em 2º lugar dos rankings da Suécia. Esse álbum conta com os singles “Sleepless”, “Manboy” e “Break of Dawn”. Durante o Verão de 2010, Eric visitou 30 cidades na Suécia com a sua própria tournée “Masquerade Tour”. No Inverno de 2010 teve a oportunidade de ter o seu próprio programa de televisão, como título de “Jul Med Eric Saade” (Natal com Eric Saade), também no Disney Channel.


Ficheiro:EricSaadeEUR1.jpg
Eric Saade na 2ª Semi-final do Festival Eurovisão da Canção com a música "Popular".

Em Fevereiro de 2011 voltou ao Melodifestivalen, desta vez com a música “Popular”, que foi escolhida para representar a Suécia. A 12 de Maio deu-se a 2ª semi-final da Eurovisão de 2011, em Düsseldorf, Alemanha. Nessa mesma semi-final Eric acabou em 1º lugar, qualificando-se para a final a 14 de Maio de 2011. Apesar de ser um dos favoritos à vitória, ficou em 3º lugar; a classificação mais alta da Suécia desde 2000. No mesmo ano, após o seu percurso na Eurovisão, lançou o seu segundo álbum de originais, “Saade Vol.1”, a 29 de Junho, totalmente composto por si e pela sua equipa de compositores. Deste álbum fazem parte os singles “Still Loving it”, que foi usado para a promoção do disco; “Popular” e “Hearts in the Air” ft. J-son, que conta com um videoclipe. Enquanto fazia a tournée de promoção “Made of Pop” por toda a Suécia, para este mesmo álbum, Eric continuava a compor e a gravar o seu terceiro álbum de originais, “Saade Vol.2”. Este álbum foi lançado a 30 de Novembro e conta com o single “Hotter than Fire” com a participação da cantora Norte-americana Dev. Para este single Eric também gravou um videoclipe.


Recentemente, em 2012, realizou a turnê “Pop Explosion”. Todas as suas tournées foram realizadas na Suécia, mas Eric planeia proximamente fazer uma tournée pela Europa, para assim começar a realizar o seu sonho de uma carreira internacional. Também recentemente gravou o single “Imagine” em parceria com a cantora norueguesa Tone Damli, que foi lançado a 27 de Abril de 2012, "Miss Unknown" e "Marching (In The Name Of Love", ambos lançados a 24 de Outubro de 2012.

Nas suas actuações, Eric não é apenas um cantor, mas também um enterteiner, pois gosta de entreter o público com coreografias bem trabalhadas com bailarinos e de surpreender com elementos de palco que se enquadram perfeitamente nas suas músicas.

No dia 24 de abril de 2013, Eric Saade lançou "Coming Home", o primeiro single de seu quarto álbum de estúdio, chamado "Forgive Me". A canção, com elementos fortes já conhecidos da era Masquerade, trouxe de volta as lembranças de onde tudo começou. Em uma postagem em seu site oficial, Eric Saade contou que o seu novo álbum seria mais pessoal e honesto, com um som diferente do que ele vem fazendo desde o Saade vol. 1.
Além do novo álbum, Saade anunciou a sua mais nova turnê que irá começar em maio e passará pela Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega e Islândia. As datas serão divulgadas em breve no site do 2Entertain. O álbum "Forgive Me", será lançado no verão suéco e ainda não teve o seu tracklist divulgado.


Álbuns[editar | editar código-fonte]


EP[editar | editar código-fonte]


Singles[editar | editar código-fonte]


Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • “Saade” significa “felicidade” em árabe.
  • Eric dança desde os 12 anos.
  • Eric sabe tocar guitarra, piano e bateria.
  • Tem como referências musicais Justin Timberlake e Michael Jackson.
  • O seu ídolo é o jogador de futebol do Paris Saint-Germain Football Club, Zlatan Ibrahimovic.
  • O seu clube de futebol é o F. C. Barcelona.
  • Em Junho de 2011 foi considerado o homem mais sexy da Suécia.
  • Eric já é considerado o novo príncipe do Pop sueco.
  • Eric tem uma tatuagem no braço direito, onde é possível ler “My art is my freedom” (a minha arte é a minha liberdade).
  • Tem como sonho ser cantor internacional, mas diz que não quer ser famoso por fazer música com artistas famosos.
  • Desde Junho de 2011, Eric é a cara oficial da Opel Suécia, uma parceria na qual a Opel acompanha a sua carreira e dá oportunidade aos seus fãs de o conhecerem. A Outubro de 2011, Eric gravou o anúncio sueco para o Opel Astra GTC.
  • A 9 de Janeiro de 2012, Eric terminou a sua relação de 5 anos com a cantora sueca Molly Sandén.
  • Actualmente vive em Estocolmo.
  • No seu último álbum, “Saade Vol.2” é possível ouvir uma música dedicada aos fãs, intitulada de “Without you I’m nothing”.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Eric Saade