Eric Schmidt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eric Schmidt
Nome completo Eric Emerson Schmidt
Nascimento 27 de abril de 1955 (58 anos)
Washington, D.C., U.S.
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Ocupação Software engineer and businessman
Página oficial Google.com — Eric Schmidt

Eric Emerson Schmidt (27/04/1955) é o presidente e ex-chefe executivo (CEO) da Google. Trabalhou na Novell[1] e é doutorado (Ph.D) em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

Os outros principais do Google são Larry Page e Sergey Brin. Os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, contrataram Eric Schmidt, na época presidente e diretor executivo da Novell, onde conduzia o desenvolvimento de tecnologia, o gerenciamento e o planejamento estratégico da empresa para manter o rápido crescimento do Google como empresa, além de garantir a manutenção da alta qualidade face à redução dos prazos do ciclo de desenvolvimento de produtos a um patamar mínimo. Juntamente com Larry e Sergey, Eric divide a responsabilidade pelas operações diárias das necessidades do Google como um mecanismo de pesquisa recente, em rápido crescimento e com uma cultura corporativa própria.

Antes de trabalhar na Novell, Eric foi diretor de tecnologia e diretor executivo corporativo na Sun Microsystems, Inc.,[2] onde liderou o desenvolvimento do Java, tecnologia de programação independente de plataforma da Sun, e definiu a estratégia da empresa no tocante ao software para a internet. Antes de entrar na Sun em 1983, ele foi membro da equipe de pesquisa do Laboratório de Informática do Centro de Pesquisa de Palo Alto (PARC) da Xerox e ocupou cargos na Bell Labs e na Zilog. Eric é bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de Princeton[3] , mestre e doutor em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia-Berkeley.

Schmidt foi eleito para o conselho de administração da Apple em 28 de agosto de 2006. [4] [5] [6] Em 3 de agosto de 2009, foi anunciado que ele renunciaria do conselho de administração da Apple devido a conflitos de interesse, em meio a crescente concorrência entre Google e Apple.

Referências

  1. Eric Schmidt (Novell)
  2. Oracle Buys Sun
  3. princeton.edu. princeton.edu (July 11, 2011). Retrieved on September 27, 2012.
  4. "Dr. Eric Schmidt Resigns from Apple’s Board of Directors", Press release, Apple Inc., August 3, 2009. Página visitada em June 15, 2011.
  5. "Google CEO Dr. Eric Schmidt Joins Apple's Board of Directors", Press release, Apple Inc., August 29, 2006. Página visitada em June 15, 2011.
  6. Eric Schmidt e Sergey Brin (Apple 2014)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.