Erich Ludendorff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
General Erich Ludendorff

Erich Friedrich Wilhelm Ludendorff, também conhecido como Erich von Ludendorff (Kruszewnia, 9 de abril de 1865Munique, 20 de dezembro de 1937), foi um general alemão, com poderes praticamente ditatoriais nos últimos meses da Primeira Guerra Mundial.

Ao lado de Paul von Hindenburg, levou os alemães à vitória na Batalha de Tannenberg, tornando-os heróis por toda a Alemanha. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi chefe do Estado-Maior de Paul von Hindenburg na Frente Oriental. A partir de 1916 tornou-se o verdadeiro líder do exército alemão e ditador da Alemanha.[1][2] Foi o principal defensor da guerra submarina, que provocou a entrada dos Estados Unidos na guerra.

Depois da derrota alemã na Batalha de Verdun, foi deslocado para a Frente Ocidental e tornou-se, juntamente com Hindenburg, no principal comandante da Oberste Heeresleitung. Teve participação importante no plano que permitiu Lênin retornar para a Rússia, pois acreditava que com o início da revolução, os bolcheviques sairiam da guerra e depois assinariam a paz com a Alemanha, o que de fato foi realizado. Sob o seu comando, russos a alemães assinaram o Tratado de Brest-Litovsk em 3 de março de 1918, com pesadas restrições aos russos.[3]

Em 1918, planejou o último grande ataque alemão da guerra, mas foi derrotado por Ferdinand Foch.

No final da Primeira Guerra Mundial, em 1918, defendeu a tese de que a Alemanha devia negociar uma "paz vitoriosa" e não aceitar a rendição.

Em 1925, foi candidato presidencial pelo Partido Nazi mas perdeu as eleições, fundando em seguida um pequeno partido político. Desiludido com os nazistas ele se afastou do cenário político no começo da década de 30. Hitler tentou se reconciliar com Ludendorff mas este se recusou. Ele viria a falecer em dezembro de 1937, aos 72 anos de idade.[4]

Honrarias

Livros

  • Destruction of freemasonry, trough revelation of their secrets
  • Auf dem Weg zur Feldherrnhalle. Lebenserinnerungen an die Zeit des 9.11.1923 mit Dokumenten in 5 Anlagen von General Ludendorff.
  • The coming war
  • Das grosse Entsetzen - die Bibel nicht Gottes Wort!
  • The General Staff and Its Problems
  • Ludendorff's Own Story, August 1914-November 1918: The Great War from the Siege of Liege to the Signing of the Armistice as Viewed from the Grand Headquarters of the German Army, volume I et II.
  • Meine Kriegserinnerungen 1914-1918 / 'My war memories, 1914-1918
  • Der Totale Krieg, 1936
  • Deutsche Abwehr: Antisemitismus gegen Antigojismus, 1934.
  • Kriegshetze und Volkermorden in den letzten 150 Jahren by Erich (1865-1937)
  • The nation at war, 1936

Referências

  1. http://www.biografiasyvidas.com/biografia/l/Ludendorff.htm Página acessada em 13 de janeiro de 2016.
  2. http://www.britannica.com/biography/Erich-Ludendorff Página acessada em 13 de janeiro de 2016.
  3. http://general-history.com/erich-ludendorff/ Página acessada em 13 de janeiro de 2016.
  4. Nebelin, Manfred. Ludendorff: Diktator im Ersten Weltkrieg, Munich: Siedler Verlag--Verlagsgruppe Random House, 2011
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.