Erlend Loe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Erlend Loe.

Erlend Loe (Trondheim, Noruega, 29 de Maio de 1969 - ) é um aclamado escritor, tradutor e roteirista norueguês. Tem trabalhado num clínica psicológica e foi freelancer no jornal Adresseavisen. Erlend Loe mora e trabalha em Oslo, onde em 1998 ele criou o Screenwriters Oslo - um escritório de roteiristas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Depois do segundo do ensino médio Loe foi para a França com um programa de intercâmbio estudantil. Ele terminou o ensino médio em escola privada. Loe é Candidatus magisterii. Loe também é um escritor educado na Den Danske Filmskole (Escola dinamarquesa de cinema) em Compenhaga. Além disso ele esteve na Academia de Artes de Trondheim em um curto período. Loe escolheu por não se alistar ao exército, e como trabalho civil foi ator e auxiliar de serviços gerais no grupo de teatro Stella Polaris, onde ele descobriu que teatro era longe de ser o que ele queria trabalhar.

Seu primeiro livro, Tatt av kvinnen, foi lançado em 1993 e no próximo ano foi lançado o livre infanto-juvenil, Fisken om truckføreren Kurt. Loe tem um estilo de escrita especial que após o livro Naiv.Super. foi comumente caracterizado como naivisista. Loe costuma usar ironia, exagero e humor. Os personagens principais em seus livros são geralemente pessoas com algum tipo de pensamento ou modo de vida estranho.

Todos os seus livros infantis são ilustrados por Kim Hiorthøy.

Os livros sobre Kurt, o motorista de caminhão foram traduizidos para alemão, dinamarquês e italiano. Den store røde hunden e Maria & José para dinamarquês, Tatt av kvinnen para alemão e L para o francês. Naiv.Super., seu maior sucesso foi traduzido para suéco, finlandês, estoniano, dinamarquês, islandês, holandês, alemão, polonês, russo, eslovaco, inglês, italiano, francês e português.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Erlend Loe
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.