Ernest Joyce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ernest Joyce
Ernest Joyce (à direita) com Frank Wild (à esquerda) e outro membro do Grupo do Mar de Ross
Nome completo Ernest Edward Mills Joyce
Nascimento 1875
Liverpool, Inglaterra
Morte 2 de maio de 1940 (65 anos)
Mar do Norte
Nacionalidade Inglesa
Ocupação Marinheiro, Explorador

Ernest Edward Mills Joyce AM (ca. 18752 de Maio de 1940) foi um marinheiro da Marinha Real do Reino Unido e explorador que participou em quatro expedições à Antártida durante a Idade Heróica da Exploração da Antártida, no início do século XX. Esteve nas expedições lideradas por Robert Falcon Scott e Ernest Shackleton. Como membro do Grupo do Mar de Ross na Expedição Transantártica Imperial, Joyce recebeu a Medalha de Alberto pelo seu esforço em salvar o grupo, depois de uma viagem extenuante na Grande Barreira de Gelo. Recebeu a Medalha Polar com quatro barras, um de apenas dois homens que receberam esta honra; o outro foi o seu companheiro, Frank Wild.

Joyce nasceu numa família modesta de marinheiros, e iniciou a sua carreira naval em 1891. As viagens antárticas tiveram início 10 anos mais tarde, quando entrou para a Expedição Discovery de Scott, como marinheiro contratado. Em 1907, Shackleton recrutou Joyce para ser responsável pelos trenós e pelos cães na Expedição Nimrod. Segue-se a Expedição da Australásia na Antártica liderada por Douglas Mawson, em 1911, mas mesmo antes de partir, Joyce desistiu. Em 1914, Shackleton recrutou-o para o Grupo do Mar de Ross; considerado um herói, esta foi a sua última expedição, embora tenha tentado juntar-se a outras.

Ao longo da sua carreira, Joyce ficou conhecido pela sua difícil personalidade que tanto era criticada negativamente, como bem vista. A sua eficácia no terreno era largamente conhecida pelos seus companheiros, mas outros aspectos do seu feitio eram menos bem recebidos – o rancor que guardava de certas situações, a sua arrogância e a sua maneira de distorcer a verdade. Os diários de Joyce, e os livros que escreveu neles baseados, foram criticados e apontados como sendo apenas uma fábula. Financeiramente, não tirou proveito das expedições vivendo na pobreza depois das aventuras antárticas. Morreu de repente em 1940.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]