Ernest Solvay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ernest Solvay
Química
Ernest Solvay, ca 1900
Nascimento 16 de abril de 1838
Local Rebecq
Morte 26 de maio de 1922 (84 anos)
Local Ixelles
Atividade
Campo(s) Química

Ernest Solvay (Rebecq, 16 de abril de 1838Ixelles, 26 de maio de 1922) foi um químico indústrial belga.

Uma enfermidade o impediu de ir a universidade, por isso foi trabalhar numa indústria química do seu tio com a idade de 21 anos. Idealizou vários métodos de purificação de gases , porém ficou conhecido principalmente pelo desenvolvimento de um método para a produção de carbonato de sódio ( conhecido como "barrilha" ou "soda" ) que melhorava o existente método Leblanc (desenvolvido por Nicolas Leblanc ), e pela invenção da Torre Solvay de carbonatado (na qual uma solução de sal de amoníaco podia ser misturado com dióxido de carbono). Adquiriu a sua primeira patente para a produção de "soda" em 1861.

Em 1863 construiu sua primeira fábrica em Couillet, onde terminou de aperfeiçoar seu método em 1872. Em 1890 já havia fundado empresas em diversos paises estrangeiros e, em 1900, 95% da produção mundial de soda era proveniente do processo Solvay. Atualmente cerca de 70 fábricas operam utilizando o processo.

Walther Nernst Robert Goldschmidt Max Planck Marcel Brillouin Heinrich Rubens Ernest Solvay Arnold Sommerfeld Hendrik Antoon Lorentz Frederick Lindemann Maurice de Broglie Martin Knudsen Emil Warburg Friedrich Hasenöhrl Jean Baptiste Perrin Georges Hostelet Edouard Herzen James Hopwood Jeans Wilhelm Wien Marie Curie Ernest Rutherford Henri Poincaré Heike Kamerlingh Onnes Albert Einstein Paul Langevin
Primeira Conferência de Solvay, em 1911. Ernest Solvay é o terceiro sentado, a partir da esquerda

Com este êxito Solvay adquiriu uma riqueza considerável, que utilizou para diversos propósitos filantrópicos, incluindo a fundação de vários institutos internacionais de pesquisa científica em fisiologia (1893 ), sociologia (Universidade de Bruxelas, 1902), física (1912) e química (1913). As conferências sobre física de Solvay eram particularmente reconhecidas por seu papel no desenvolvimento das teorias da mecânica quântica e a estrutura atômica.

Foi eleito em duas ocasiões como senador belga e no final da vida como ministro de estado.

Participou da 1ª e 3ª Conferência de Solvay.