Ernst Friedrich Schumacher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ernst Friedrich "Fritz" Schumacher, também conhecido pelas iniciais E. F. Schumacher (16 de agosto de 19114 de setembro de 1977), foi um influente pensador econômico, estatístico e economista no Reino Unido, servindo como conselheiro-chefe de economia ao National Coal Board britânico por duas décadas.[1]

É considerado um dos distributistas mais famosos da segunda metade do século XX[2] .

Suas ideias tornaram-se populares em boa parte do mundo anglófono durante a década de 1970. Ele é mais conhecido por sua crítica às economias ocidentais e suas propostas de tecnologias adequadas e descentralizadas. De acordo com o suplemento literário do jornal The Times, seu livro Small Is Beautiful, de 1973, é um dos 100 livros mais influentes publicados desde a Segunda Guerra Mundial,[3] que, após a tradução para vários idiomas, tornou-o conhecido internacionalmente.

As teorias básicas de desenvolvimento de Schumacher ficaram conhecidas pelos termos "escala intermediária" e "tecnologia intermediária". Em 1977, publicou A Guide for the Perplexed, uma crítica ao cientificismo materialista e uma exploração da natureza e da organização do conhecimento. Junto com amigos de longa data e sócios como Mansur Hoda, Schumacher fundou o Intermediate Technology Development Group, agora conhecido como Practical Action, em 1966.

Referências

  1. Informação extraída da biografia do autor na orelha do livro Small Is Beautiful
  2. «Tres acres y una vaca» El distribuismo o la radical opción moral de la economía contemporánea, Sergio Fernández Riquelme, Veritas nº. 26, Valparaíso, mar. 2012, ISSN 0718-9273
  3. The hundred most influential books since the war (em inglês) The Times Literary Supplement (6 de outubro de 1995). Visitado em 18 de maio de 2013. Conteúdo pago. Originalmente publicado na pág. 6 da publicação.
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.