Ernst Troeltsch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ernst Troeltsch

Ernst Troeltsch (Haunstetten, 17 de fevereiro de 1865Berlim, 1 de fevereiro de 1923) foi um escritor e teólogo alemão que ao lado de Max Weber elaborou alguns conceitos relacionados à religião.

Na obra Die Soziallehren der christlichen Kirchen und Gruppen, Troeltsch, visando analisar a organização religiosa dentro dos parâmetros burocráticos, fez a distinção de igreja e seita. A primeira significa um organismo religioso grande e bem-estabelecido, exemplo típico é a Igreja Católica. A segunda refere-se a um agrupamento menor de fiéis, geralmente iniciado em protesto aos rumos tomados por uma determinada igreja, os calvinistas podem ser apontados como representantes de uma seita.

Na seqüência, Howard Becker acrescentou dois outros tipos: denominação e culto, sendo o primeiro para representar uma seita que se acalmou e se transformou em um organismo institucionalizado e o segundo para conceber organizações religiosas menos coesas e mais transitórias.

Anthony Giddens avalia com certa cautela estes conceitos, por estarem vinculados as tradições cristãs, conforme anota o autor, o hinduísmo é tão heterogêneo que não parece plausível tentar imprimir os traços de organização burocrática.