Erosão marinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Erosão costeira)
Ir para: navegação, pesquisa
Alguns segmentos da linha costeira Inglesa estão sujeitos a um nível de erosão elevado, como é visível neste desabamento de uma falésia em Norfolk.

Erosão marinha ou abrasão marinha é a erosão provocada pela ação das águas do mar. Elas atuam sobre os materiais do litoral (linha de costa) desgastando-os através da sua ação química e da sua ação mecânica. O aspecto da linha de costa é variável de acordo com a natureza dos materiais rochosos que a constituem. De um modo em geral podemos detectar dois tipos de costa:

  • a costa de arriba - de natureza alta e escarpada
  • a costa de praia - baixa e arenosa.

A água do mar reage quimicamente com alguns materiais rochosos desgastando-os. A ação mecânica das águas faz-se sentir quando o mar atira contra a costa rochas de dimensões variáveis originando fraturas nas rochas do litoral.

A ação que o mar exerce sobre os continentes faz-se sentir aos seguintes níveis desgaste, transporte e deposição. A ação de desgaste está condicionada pelos seguintes fatores:

  • reações químicas entre a água e os materiais;
  • ação mecânica da água;
  • força e direção das rochas;
  • natureza das rochas - dureza, constituição química e coesão.

O desgaste origina materiais soltos, de dimensões muito variáveis que as correntes marítimas transportam, por vezes, a grandes distâncias. Quando a velocidade e força das correntes diminuem os materiais transportados são depositados.