Erythrura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaErythrura

Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Sub-reino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Aves
Subclasse: Neognathae
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Família: Estrildidae
Género: Erythrura
Swainson, 1837
Espécies
Ver texto.
Sinónimos
Chloebia

Erythrura ou Chloebia é um gênero de aves — comumente chamados de tentilhões papagaios — pertencente à subfamília Estrildidae.[1] As espécies desse gênero ocorrem do sudeste da Ásia a Nova Guiné, norte da Austrália e em muitas ilhas do Pacífico. São espécies muito distintas uma das outras não só pela coloração, mas também pelas proporções e caracteres morfológicos, como a forma do bico e da cauda, tamanho das pernas, entre outras particularidades. 

Entretanto, a maioria desses pássaros habita florestas, bambuzais, pradarias, e alguns podem ser encontrados em terras agrícolas, parques e jardins. Ainda, algumas espécies são criadas e difundidas em cativeiro por serem apreciadas por avicultores em razão das sua variada coloração.

A média do comprimento desses passeriformes está entre 9 e 15 cm. A plumagem usualmente ocorre em diversas tonalidades de azul, verde e vermelho, não excluindo, contudo, a presença de outras. A cauda geralmente é pontuda e longa.

Os hábitos alimentares incluem sementes, especialmente as de gramíneas, frutos, pequenos insetos, e larvas.

Subgêneros[editar | editar código-fonte]

Reichenowia[editar | editar código-fonte]

Caracteriza-se por espécies cujo bico é lateralmente achatada próximo as pontas, mandíbula superior do bico na forma de cume, cauda atrofiada ou pouco desenvolvida, par central das penas da cauda não distintamente prolongada, e ausência de plumagem vermelha.

Erythrura[editar | editar código-fonte]

Caracteriza-se por espécies cujo bico geralmente é achatado nas pontas, mandíbula super do bico na forma de cume, par de penas da cauda pontuda e mediamente alongada, algumas partes da plumagem e das penas superiores da cauda são vermelhas.

Rhamphostruthus[editar | editar código-fonte]

Caracteriza-se por espécies cujo bico é muito resistente, sem saliências na mandíbula superior e inferior do bico, sem achatamento do bico próximo a ponta; plumagem densa e compacta, sendo na testa mais aveludada; penas centrais da cauda sem distinção com as penas laterais da mesma, e asa arredondada.

Referências

  1. Frank Gill & David Donsker (Eds) (8 de janeiro de 2017). «Waxbills, parrotfinches, munias, whydahs, Olive Warbler, accentors & pipits» (em inglês). Consultado em 14 de fevereiro de 2017