Escápula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Escápula
Vista anterior do tórax.
Gray204.png

Vista posterior do tórax.
Recursos externos
Gray's subject #50 202
MeSH A02.835.232.087.783
Dorlands/Elsevier s_04/12721810

A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como osso plano(chato) e tem uma parte translúcida.

No plano coronal ou frontal, tem formato triangular, e possui três ângulos(ângulo inferior, ângulo lateral e ângulo superior), duas faces (anterior e posterior) e três bordos (superior, interno e externo).

Na sua face posterior, encontra-se a espinha da omoplata, que pode ser facilmente apalpada, e que termina numa apófise volumosa,o acrômio, em cujo bordo interno apresenta uma faceta articular para a clavícula. Possui também um processo coracoide, que tem o formato de um dedo flectido, e localiza-se inferior ao acrômio, e que serve para inserção muscular; o processo coracoide pode ser apalpado no trígono clavipeitoral.

O ângulo externo da omoplata apresenta a cavidade glenoideia, localizada póstero-lateralmente, que se articula com a cabeça do úmero. Há também uma incisura escapular e três fossas: subescapular (localiza-se em posição inferior nos quadrúpedes), infraespinhal e supraespinhal.

Os principais músculos que inserem (distal ou proximalmente) na escápula são:

Espinha da escápula[editar | editar código-fonte]

A espinha escapular em sua face dorsal termina no achatado acrômio. Acima da espinha fica a fossa supraespinhal, e abaixo, a fossa infraespinhal. O processo coracoide da escápula assemelha-se, na forma, a um dedo curvado; projeta-se para a frente, por baixo da clavícula e na direção da cabeça do úmero.

A superfície articular do acrômio recebe a clavícula, e a do ângulo lateral (a glenoide), recebe a cabeça do úmero.

Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.