Escada rolante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Escadas rolantes numa estação do Metro de Copenhaga, Dinamarca, 2007.
Escadas rolantes em Yokohama, Japão.

Uma escada rolante é um método de transporte que consiste em uma escada inclinada cujos degraus movem-se para cima ou para baixo. A escada rolante transporta pessoas de até 300Kg, que continuam a ficar em uma posição horizontal. São usados para transportar confortavelmente e rapidamente um grande número de pessoas, entre andares de um dado edifício, especialmente em shopping centers.[1]

A direção do movimento (para cima ou para baixo) pode ser permanentemente a mesma ou controlada por empregados de acordo com o horário do dia ou controlado automaticamente, ou seja, uma pessoa chegando à escada rolante pelo andar de baixo faria com que a escada movimentasse para cima, e vice-versa, uma pessoa chegando à escada rolante pelo andar de cima faria como que a escada movimentasse para baixo. Neste caso, o sistema é programado para que o sentido da escada não possa ser revertida enquanto haja pessoas usando a escada rolante.

A escada rolante foi inventada em 1897, por Jesse Reno, em Nova Iorque, Estados Unidos. Charles Seeberger desenvolveu ainda mais as idéias de Wheeler, que então, juntamente com a Otis Elevator Company, usaram as melhores idéias de Reno e de Seeberger. O resultado foi a criação da escada rolante moderna.

No Brasil só começam a ser produzidas escadas rolantes em 1947 pela empresa Villares, e em 1951 essa mesma empresa assina um contrato com a prefeitura de São Paulo para fornecer escadas rolantes à Galeria Prestes Maia. Nessa época havia então, no Rio de Janeiro, apenas quatro escadas rolantes: na Sears, da marca Otis e em uma loja de Copacabana da marca Swiss. Com os princípios do mecanismo conhecidos, era necessário o desenvolvimento do projeto.[2]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Escada rolante
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.