Escala absoluta de temperatura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A escala absoluta de Kelvin está relacionada à energia cinética de translação das moléculas de um dado elemento, quando a energia cinética de translação deste elemento for zero, um termômetro de escala absoluta estará indicando zero.

Existem várias escalas absolutas, sendo a escala Kelvin a mais conhecida, para converter escala Kelvin para Celsius, utiliza-se a seguinte formula:

 Tk= Tc+273,15K

Tc=Tk-273,15

Quando a temperatura do gelo estiver a 0 grau na escala Celsius, estará marcando 273,15 na escala Kelvins, quando estiver marcando 0 na escala kelvin estará a -273,15 graus na escala Celsius.

A denominaçao se deve ao fato de Kelvin utilizar um valor físico existente. Zero Kelvin significa o ponto em que não há mais energia cinética entre as moléculas. O zero Kelvin significa a menor temperatura já encontrada no sistema solar.O zero é realmente zero. Este é um valor imensamente baixo e inalcançável no nosso planeta. Logo todos os valores serão acima do zero absoluto. lembre-se: não existe a denominaçao graus Kelvin. Fala-se apenas tantos Kelvin.

Referências[editar | editar código-fonte]