Escala logarítmica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
LinLinScale.png
LinLogScale.png
LogLinScale.png
LogLogScale.svg
Várias escalas: lin-lin, lin-log, log-lin e log-log. Os gráficos representam: y=x (verde), y=10x(vermelho), y=log(x) (azul).

Uma escala logarítmica é uma escala que usa o logaritmo de uma grandeza em vez da grandeza propriamente dita.

A apresentação de dados em uma escala logarítmica pode ser útil quando os dados cobrem uma grande gama de valores – o logaritmo reduz a representação a uma escala mais fácil de ser visualizada e manejada. Alguns de nossos sentidos operam de maneira logarítmica (dobrando o valor da entrada adiciona uma constante ao valor do sinal de saída), o que torna o uso de escalas logarítmicas para essas grandezas extremamente apropriado.

Na maior parte das escalas logarítmicas, pequenos valores (ou razões) da grandeza correspondem a pequenos (possivelmente negativos) valores da medida logarítmica.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Exemplos conhecidos de tais escalas são:

Algumas escalas logarítmicas foram concebidas de maneira que grandes valores (ou razões) de uma grandeza correspondam a pequenos valores de medida logarítmica. Exemplos de tais escalas são:

Representação gráfica[editar | editar código-fonte]

Uma escala logarítmica é também uma escala gráfica em um ou ambos os lados de um gráfico onde um número x é impresso a uma distância c·log(x) do ponto marcado com o número 1. Uma régua de cálculo tem escalas logarítmicas, e nomogramas empregam freqüentemente escalas logarítmicas. Em uma escala logarítmica, uma mesma diferença na ordem de grandeza é representada por uma mesma distância. A média geométrica de dois números fica a meia distância entre os números.

LogLinAxes.png

O esquema acima permite a visualização de dois tipos de escala:

  • Na escala linear, duas graduações cuja diferença vale 10 estão a uma distância constante.
  • Na escala logarítmica, duas graduações cuja razão vale 10 estão a distância constante.

Ver também[editar | editar código-fonte]