Escanteio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jogador cobrando um escanteio

O escanteio (português brasileiro) ou canto (português europeu) É uma regra do futebol, é um ato relativamente comum nas partida, e que pode decidir se for bem treinadas, em 1998 na final da copa do mundo Fifa os dois primeiros gols da vitória francesa de 3x0 sobre o Brasil foram marcados após cobranças de escanteios ambos pelo atacante Zinedine Zidane.

Função[editar | editar código-fonte]

O escanteio funciona como um método para reiniciar uma partida, e deve ser feito pela equipe atacante quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um gol tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador da equipe adversária.

Procedimento[editar | editar código-fonte]

No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a marca de escanteio que é no extremo da linha de fundo e a linha lateral, a bandeira não pode se mover e os adversários devem estar a, pelo menos, 9,15 m de distância. O jogador que executou a cobrança não pode tocar na bola uma segunda vez sem que outro jogador tenha tocado nela.

É muito raro, porém possível o Gol Olímpico. Consiste em um escanteio cobrado no limite , diretamente para dentro do gol, sem que a bola toque em nenhum outro jogador na área.

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.