Escape atmosférico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Escape atmosférico é a perda de gases da atmosfera dos planetas. Há vários processos que podem levar a isso, mas os principais são a temperatura da atmosfera e a velocidade de escape. Em alguns casos, o escape atmosférico pode ser um processo muito importante; em Marte e Vênus, por exemplo, muita água foi perdida devido ao escape atmosférico, já que a força de seus campos magnéticos são menores que na Terra.

A perda desses gases atmosféricos explica o porquê da cor avermelhada do planeta Marte: a dissociação do vapor de água em hidrogênio e oxigênio e a sucessiva perda de hidrogênio para o espaço fez com que o oxigênio restante e em excesso oxidasse as rochas da superfície.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.