Escavadeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Escavadora)
Escavadeira a Vapor Utilizada na Construção da Ferrovia Madeira-Mamoré no início do século XX.

Escavadeira (português brasileiro) ou escavadora (português europeu) é a designação genérica aos vários tipos de máquinas de escavar, de revolver ou remover terra ou de retirar aterro. É também conhecida como escavador, escavadora ou pá mecânica. A construção ativa de trilhos na década de 1830 e a escassez de trabalhadores levaram o mecânico americano William Smith Otis a inventar a primeira Escavadeira de uma roda em 1832-1836.[1]

Escavadeira a cabos[editar | editar código-fonte]

É um tipo de escavadeira geralmente operada por motores elétricos, projetada para executar escavações em construções e na mineração. As escavadeiras a cabos de pequenos porte normalmente estão sendo substituídas por escavadeiras hidráulicas, por maior eficiência e praticidade. No mercado de equipamentos para mineração existem tanto escavadeiras elétricas a cabos de grande porte como escavadeiras hidráulicas de grande porte disponíveis.

Dragline ou escavadeira de arrasto[editar | editar código-fonte]

É um tipo de escavadeira bastante utilizada na mineração, na abertura de canais e na manipulação de solo abaixo a beira da água. As principal vantagem deste tipo de escavadeira é o elevado raio de escavação.

Retroescavadeira[editar | editar código-fonte]

É o casamento entre escavadeira hidráulica com carregadeira frontal. Muito utilizada em áreas urbanas, devido a praticidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Observação[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Escavadeira
Ícone de esboço Este artigo sobre veículos de construção e engenharia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.