Escola Estadual Jesuíno de Arruda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Escola Estadual Jesuíno de Arruda
Informação
Localização São Carlos, SP
Tipo de instituição Escola pública
Abertura 20 de fevereiro 1958
Diretor(a) Maria Carolina Ribeiro
Número de estudantes 1.300 alunos

A Escola Estadual Jesuíno de Arruda é uma escola brasileira estabelecida no município de São Carlos, no estado de São Paulo. Seu nome é homenagem a Jesuíno José Soares de Arruda, um dos participantes da fundação da cidade.

A escola tem aproximadamente 1.300 alunos, nos cursos de 5.ª a 9.ª séries (ensino fundamental), e 1.ª a 3.ª séries (ensino médio), nos turnos matutino, vespertino e noturno. Possui 48 (professores), 04 funcionários administrativos, 02 coordenadores pedagógicos, diretor e vice-diretor.

História[editar | editar código-fonte]

Inscrição: Jesuíno de Arruda

Por idealização do professor Luís Augusto de Oliveira, a Escola Estadual Jesuíno de Arruda foi criada pela Lei nº 3946 do Deputado Estadual Vicente Botta, criando a segunda Escola de Ensino Médio de São Carlos, o Ginásio Estadual de Vila Prado em 3 de julho de 1957 sob a denominação Ginásio Estadual Jesuíno de Arruda.[1]

Instalada em 20 de fevereiro de 1958, obteve autorização de funcionamento em 7 de março de 1958. Nessa época, a escola funcionava onde atualmente é instalada a Escola Estadual Bispo Dom Gastão (na época Grupo Escolar) até o ano de 1959, com 77 alunos nas primeiras séries do curso ginasial, e funcionava apenas no período noturno.

Em 3 de novembro de 1959 mudou-se para o prédio atual, que foi inaugurado em 4 de novembro de 1959, instalado na praça Dona Maria Gertrudes de Arruda s/n°, na Vila Vila Sônia divisa com Vila Prado no sub-distrito Ana Prado na Bela Vista São-carlense.

A professor Carlos Alberto Erbolato foi o primeiro diretor do então Ginásio Jesuíno de Arruda, sucedido pelo efetivo professor Antonio Joaquim Rocha. O diretor atual é Marcos Moraes Terra.

Em 8 de Junho de 1964 passou de ginásio à colégio pela Lei Estadual nº 8158 publicada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 6 de agosto de 1964,[2] e também importantes serviços a cultura da cidade.[3]

A Escola é referência no ensino, principalmente no Ensino médio (2º grau), onde mantém um bom nível desde os tempos do antigo Curso Científico até 1967 e posteriormente do Curso Colegial a partir de 1968. Em 1996 surgiu o Ensino Médio no formato usado hoje.

Estrutura Escolar[editar | editar código-fonte]

O espaço escolar possui:

  • 22 salas de aula
  • Biblioteca
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Física
  • Sala dos professores
  • Secretaria
  • Quadra poliesportiva
  • Quadra de vôlei

A escola funciona nos períodos da manhã, tarde e noite, sendo os períodos matutino e noturno dedicados ao Ensino Médio e ao Ensino Fundamental (do 6.º ano ao 9.º ano).

Para atender ao público, a escola também conta com 105 funcionários, entre docentes de diversas disciplinas, inspetores, coordenadores, vice-diretores e diretor.

Grêmio Estudantil[editar | editar código-fonte]

Durante sua história, a escola teve diversos grêmios constituídos por estudantes especialmente secundaristas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Página do CDCC da USP sobre a Escola». Consultado em 24 de agosto de 2009. Arquivado do original em 12 de junho de 2007 
  2. «Lei nº 8.158». Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 8 de junho de 1964. Consultado em 22 de março de 2014 
  3. http://acervo.folha.com.br/fsp/1964/11/04/2/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.