Escola Estadual Santa Catarina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista Aérea da escola Santa Catarina

É uma escola das mais tradicionais escolas do município de Caxias do Sul, região serrana do Estado do Rio Grande do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1º de Abril de 1968, funcionou nos primeiros meses no prédio onde hoje funciona a Escola São João Batista, no ano seguinte a escola trasferiu-se para o atual prédio (esquina da Matteo Gianella com a Av. Rossetti).

Sua Primeira diretora foi a senhora Iró Nabinger Chiaradia, que trabalhou pesadamente durante anos, transformando esta escola estadual em uma escola exemplar na área educacional. Hoje em dia a escola cresceu e conta com quase 2.000 alunos e tem diversas atividades extracurriculares. Dentre seus ex-alunos destacam-se politicos, empresários, professores [1] , médicos e músicos caxienses.

A escola recebe destaque também por suas premiações tanto na área educativa quanto esportiva [2] , por sua Banda Marcial[3] [4] e por sua preocupação em oferecer diversos programas extra-classe para seus alunos, entre eles o notório programa Mini-Empresa em parceria com a Organização Junior Achievement, na qual vários alunos se formaram e seguem carreira.

No ano de 2008, a escola comemora 40 anos de atividades e para isso, promoveu festividades, entre elas uma solenidade na Câmara de Vereadores, ocorrida no dia 10 de junho com a presença da Banda Marcial da Escola Santa Catarina [5] , uma festa de aniversario com bolo de 40 metros e uma festa temática da década de 1960. Promoveu também diversas atividades nas turmas, para situar os alunos dentro do contexto dos 40 anos da escola.

Projeto de qualidade total[editar | editar código-fonte]

Foi a primeira escola de Caxias do Sul a adotar o programa qualidade total, baseado no programa japones de qualidade adotado após a Segunda Guerra Mundial, que visa a integração dos alunos e da escola e a utilização de praticas que beneficiem assim como escola como a limpeza e a reciclagem.

Atividades extra classe[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.