Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Escola Secundária Dr. Ginestal Machado é uma escola de ensino secundário portuguesa, sediada em Santarém. Apresenta-se atualmente como integrante e sede do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, cujo agrupamento consiste na direção de 4 escolas, desde o ensino primário ao ensino secundário.

Criação[editar | editar código-fonte]

Criada pelo Decreto n.º 40725, de 8 de agosto de 1956[1], com a denominação de Escola Industrial e Comercial de Santarém, a escola nasce no quadro do desenvolvimento da rede do ensino técnico e profissional em Portugal no final dos anos 50 do século XX, promovida pelo Ministro da Educação Nacional Leite Pinto, procurando dar resposta às necessidades de formação profissional do País[2].

Já em 1935 a Associação Comercial de Santarém tinha procurado, junto do Ministro da Instrução Pública, embora sem sucesso, alcançar a criação de uma escola profissional na cidade. Argumentava então que « Em Santarém e arrabaldes, a preparação profissional dos indivíduos de ambos os sexos que se destinem a carreiras de indústria ou de comércio, em aulas teóricas, práticas e experimentais, em oficinas e escritórios, tendo na devida atenção as conveniências pedagógicas, aptidões físicas e psíquicas, traria um efeito definitivamente salutar à mocidade ribatejana.»[3]

Em 1956, a Escola vem dar resposta a um núcleo populacional superior a 60 000 habitantes, em que a maioria trabalha na agricultura (cerca de 16 000 no concelho de Santarém), sector para a formação no qual já se encontrava em funcionamento uma escola profissional em Santarém. Pelas restantes áreas de actividade profissional distribuiam-se, então, cerca de 11 500 habitantes, dos quais cerca de 2900 nas indústrias transformadoras e 6200 no comércio e serviços[4].

As instalações[editar | editar código-fonte]

A Escola iniciou a sua actividade em 1957, no antigo edifício dos Paços do Concelho, na praça Visconde Serra do Pilar (sede) com a presença do Ministro Leite Pinto. As aulas distribuíam-se ainda por outros edifícios da cidade[5].

Em 1969 a Escola instala-se no seu actual edifício, cuja construção tinha sido iniciada em maio de 1967[5].

Os cursos[editar | editar código-fonte]

A Escola iniciou a sua actividade com o ciclo preparatório (5.º e 6.º anos de escolaridade) e com os cursos de formação de serralheiro, de formação feminina e geral de comércio[4]

A escola ensina actualmente alunos do 7.º ano ao 12.º ano de escolaridade, ministrando, no ensino secundário, ensino nas áreas de Humanidades, Artes, Informática, Economia e Ciências.

A denominação[editar | editar código-fonte]

Em 1979, a Escola passa a denominar-se Escola Secundária de Marvila[6].

Em 1987 adoptou como patrono António Ginestal Machado, deputado, Ministro da Instrução Pública e Presidente do Conselho de Ministros durante a Primeira República Portuguesa.[7].

O dia da Escola[editar | editar código-fonte]

A Escola comemora o seu dia na data da sua entrada em funcionamento em 1957: o dia 15 de março[5]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Página da Escola Secundária Ginestal Machado

Notas

  1. Decreto n.º 40 725, de 8 de Agosto de 1956.
  2. Cf. o preâmbulo do Decreto n.º 40 725, de 8 de agosto de 1956.
  3. Cf. site oficial da Escola (versão descontinuada).
  4. a b Decreto n.º 40 725, de 8 de agosto de 1956.
  5. a b c Cf. site oficial da Escola.
  6. Cf. Portaria n.º 608/79, de 22 de Novembro.
  7. Cf. Portaria n.º 261/87, de 2 de Abril de 1987.