Escola Superior de Educação de Coimbra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Escola Superior de Educação de Coimbra
Escola Superior de Educação de Coimbra
ESEC
Lema Juntos erguemos sonhos
Fundação 1979
Tipo de instituição Pública
Localização Coimbra
Funcionários técnico-administrativos 53 (2020) [[1]]
Presidente Rui Antunes
Docentes 149 (2020) [[2]]
Total de estudantes 2209 (2020) [[3]]
Página oficial http://www.esec.pt
Fachada da Escola Superior de Educação de Coimbra.

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) é uma unidade orgânica do Politécnico de Coimbra - IPC que desenvolve a sua actividade formativa, prioritariamente, nas áreas da Educação, Artes e Multimédia e Comunicação e Turismo, procurando, por um lado, alargar o seu âmbito de intervenção na Região Centro em que se insere, e por outro impor-se enquanto escola de referência no país. Para alcançar estes objectivos as novas áreas de formação desempenham cada vez mais um papel primordial face ao conjunto de formação ministrada na Escola.

É com base neste pressuposto que a ESEC, desde 1999, tem procurado aumentar o número e a diversidade dos cursos que ministra. Disponibiliza dezasseis cursos de Formação Inicial, designadamente cursos de 1º ciclo (licenciatura), com a duração de 3 anos lectivos (6 semestres): Animação Socioeducativa, Arte e Design, Comunicação e Design Multimédia, Comunicação Social, Comunicação Organizacional, Desporto e Lazer, Educação Básica, Gastronomia, Gerontologia Social, Língua Gestual Portuguesa, Música, Teatro e Educação e Turismo. Os cursos de Animação Socioeducativa, Comunicação Organizacional e Turismo funcionam quer em regime diurno, quer em regime pós-laboral.

A ESEC oferece um conjunto de Mestrados (formação de 2º ciclo), que correspondem às necessidades de formação quer dos seus ex-alunos quer de profissionais que intervêm nos domínios específicos de formação da ESEC: Comunicação Social- Novos Media, Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, Educação e Lazer, Educação Especial, Educação para a Saúde, Educação Pré-Escolar; Educação Pré-Escolar e 1º CEB; Ensino de Língua Gestual Portuguesa, Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, Gerontologia Social, Jogo e Motricidade na Infância, Marketing e Comunicação (Especialização Comunicação de Marketing) e Turismo de Interior – Educação para a Sustentabilidade.

A ESEC aposta ainda na concretização de parcerias, disponibilizando dois Mestrados em colaboração com duas escolas do Instituto Politécnico de Coimbra, nomeadamente: Mestrado em Educação para a Saúde (em parceria com Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra) e Marketing e Comunicação (em parceria com a Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Oliveira do Hospital).

A ESEC é também promotora de cursos de formação contínua, pós-graduada e especializada em Educação Especial: Formação Especializada em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor e Formação Especializada em Educação Especial - Domínio de Intervenção Precoce na Infância.

As duas Formações Especializadas também funcionam como Pós-graduações e a oferta formativa de Pós-graduações integra ainda ESEC têm ainda as Pós-graduações em Atividade Física e Brincar na Infância, Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, Educação e Lazer; Gestão Integrada de Destinos Turísticos e Gestão Turística e Hoteleira.

Em 2019 foi criada a Knowledge Factory – Language and Culture School que promove formação de curta duração aberta à comunidade. Através da Knowledge Factory são ministrados na ESEC cursos livres de línguas (Alemão, Espanhol, Francês, Língua Gestual Portuguesa, Holandês, Inglês, Italiano, Mandarim e Português para Estrangeiros, estruturados de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Resenha Histórica[editar | editar código-fonte]

Dão lugar às Escolas Superiores de Educação na sequência do Decreto – Lei 513-T/79, de 26 de Dezembro, sendo no edificio da antiga Escola do Magistério Primário que funciona a actual Escola Superior de Educação de Coimbra. Sob a presidência da Drª Maria Alice Nobre Gouveia a Comissão instaladora lança, no ano lectivo de 1985/86, as suas primeiras actividades de formação, com o projecto de Formação em Serviço de Professores do Ensino Básico e Secundário. Com a publicação em Diário da República da Portaria nº 572/87, de 8 de Julho, na qual se aprovam os planos de estudos dos cursos de bacharelato em Educação Pré-Escolar e as variantes de Português-Francês e de Educação Musical dos cursos de Professores do Ensino Básico (1º e 2º ciclo), a Escola Superior de Educação de Coimbra inicia o seu primeiro ano lectivo em 1987/88.

O Período de Instalação[editar | editar código-fonte]

Breves notas do periodo de instalação até à tomada de posse do primeiro conselho diretivo:

Cursos de Formação[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]